EDUCAÇÃO

Ponto cortado agrava dificuldades financeiras de professores estaduais

Com salários sem reajuste, pagos atrasados e parcelados há mais de cinco anos, eles vêm promovendo atividades para obter alimentos e recursos. Governo antecipou para esta terça, 7, encontro com Cpers
Marcia Santos / Publicado em 7 de janeiro de 2020
Brechó dos professores estaduais no Parque da Redenção, em Porto Alegre, para obter recursos e alimentos

Foto: Igor Sperotto

Brechó dos professores estaduais no Parque da Redenção, em Porto Alegre, para obter recursos e alimentos

Foto: Igor Sperotto

Cerca de 20 mil professores e funcionários do magistério público estadual tiveram o ponto cortado em função da greve deflagrada em novembro do ano passado. Para driblar mais esta situação – já pesada por conta dos salários sem reajuste, pagos de forma atrasada e parcelada há mais de cinco anos – as categorias vêm promovendo atividades, com o apoio de alunos, para obter recursos e alimentos para colegas em situação de dificuldade, especialmente mulheres solteiras com filhos. Uma destas atividades foi o brechó realizado sábado, 4 de janeiro, no Parque da Redenção, em Porto Alegre, iniciativa dos 38º e 39º Núcleos do Cpers/Sindicato.

Professor Silvio Alexandre

Foto: Igor Sperotto

Professor Silvio Alexandre

Foto: Igor Sperotto

“Nós temos colegas que receberam R$ 8,00 no seu contracheque. São colegas que tiveram de se valer de empréstimos, têm seus descontos e o ponto ainda é cortado, não há como cumprir compromissos. Estamos lidando com situações assim”, informa o professor Sílvio Alexandre de Oliveira, dirigente do 38º Núcleo. No dia anterior, tinham sido distribuídas quatro cestas básicas para funcionárias de escola, que têm salários menores ainda que professores.

“Nossa iniciativa é pequena diante de todo este drama – há professores sendo despejados por não conseguirem pagar o aluguel –, mas é importante porque estamos conseguindo entregar alimentos”.

MOBILIZAÇÃO – A greve dos professores iniciou dia 18 de novembro e contou com a adesão de 1.600 escolas de um total de 2.500. Hoje, são 140 escolas totalmente paralisadas e cerca de 400 parcialmente. Silvio Alexandre Oliveira, que também é integrante do Conselho Geral do Cpers/Sindicato, considera o refluxo natural depois de 40 dias de greve.

O Conselho esteve reunido hoje, 6, das 18h às 22h, para avaliar o movimento. O governo aceitou antecipar para esta terça-feira, 7, às 11h, a reunião com o Cpers/Sindicato agendada para o dia 10. Neste encontro será negociada a suspensão da greve desde que não haja corte no ponto. “Como o ponto já foi cortado, queremos que seja elaborada uma folha suplantar de ressarcimento”, disse professor Silvio Alexandre. Se a reivindicação for aceita, a greve será suspensa.

Mas ainda há outros pontos que os professores querem ver atendidos: garantia de nenhuma punição e a autonomia das escolas para elaborar calendário de recuperação das aulas. A categoria também mantém a mobilização para o dia 27 de janeiro, quando a Assembleia Legislativa votará, em convocação extraordinária, o pacote do governo. “Não aceitamos este pacote e continuamos querendo que retire”.

ATIVIDADES – O brechó no Parque da Redenção foi a terceira atividade solidária, em Porto Alegre, em benefício dos professores e funcionários estaduais. A primeira foi feita 30 de dezembro, um pedágio solidário, na esquina das avenidas Ipiranga com Erico Verissimo. Arrecadaram, naquele dia, R$ 500,00 em dinheiro e 60 quilos de alimentos não perecíveis, transformados em 26 cestas básicas para professores dos dois núcleos. Um pedágio foi feito em 2 de janeiro, na esquina Democrática, quando foram arrecadados R$ 1.000,00 e 10 quilos de alimentos.

Núcleos de outros municípios também tomaram esta iniciativa que está se espalhando pelo Estado. Sílvio Alexandre informa que o dinheiro arrecadado está sendo guardado para o auxílio com medicamentos. Ele está feliz com o fato de o movimento ter apoio da sociedade. “As pessoas estão percebendo ser esta uma luta em defesa da educação pública e dos serviços públicos”.

Depoimentos revelam falta até de alimentos, remédios e desencanto com o magistério

Maria Helena Gallina

Foto: Igor Sperotto

Maria Helena Gallina, com mais de 40 anos de magistério: Não tenho condições de sobreviver apenas com minha aposentadoria

Foto: Igor Sperotto

Aposentada há 12 anos, a professora de Língua Portuguesa Maria Helena Gallina, com mais de 40 anos de magistério, decidiu colaborar com os colegas da ativa que tiveram seus salários cortados. Viúva, ela mora sozinha e diz que o que a salva é a pensão deixada pelo marido. “Não tenho condição de viver só com a minha aposentadoria. Se o país não fizer um grande investimento na educação, não vamos sair da miséria em que estamos”, avalia.

Ela recorda as palavras do governador Eduardo Leite, que comparou o Estado a uma árvore e a necessidade de podar para que cresça. “Mas uma poda começa pelos galhos superiores e ele está cortando a raiz da árvore”. Maria Helena se diz traída. “São tantos anos lutando para conseguir alguns benefícios, melhorar um pouco nossa situação. Infelizmente, o que o governo está fazendo é muito triste. O governador está de férias e demonstra não ter vontade de resolver o impasse”.

Maria Resplande de Sá, também professora de Língua Portuguesa e dirigente do 39º Núcleo, explica que o parcelamento, atraso e não reajuste dos salários vem do governo anterior. Como consequência, muitos colegas não estão conseguindo pagar aluguel e convivem com falta de comida e medicamentos.

Professora Maria Resplande de Sá

Foto: Igor Sperotto

Professora Maria Resplande de Sá: Último reajuste foi em 2014

Foto: Igor Sperotto

“Nosso último reajuste foi em novembro de 2014, 6%. Pra enfrentar isto, temos de comprar nosso salário do Banrisul, que leva uma parte também. Este mês, quem foi descontado não pôde fazer o adiantamento. É uma situação de miséria”, explica Maria. Conforme ela, o brechó, além de conseguir angariar recursos, também é uma forma de expor a situação de miséria da categoria. “É uma indignidade, as pessoas são trabalhadoras, devem viver do seu salário, não precisam passar por esta humilhação”.

Aposentada como funcionária de escola há 10 anos, Maria Olina Furtado denuncia que o que está acontecendo, de fato, é o confisco dos salários dos inativos. “Esse desconto de 14% dos aposentados para a previdência é uma aberração”. Ela tem que contar com ajuda do marido e filhos que moram junto para pagar as contas. “O que estamos vivendo hoje é uma imoralidade, estamos em uma situação de penúria, de miséria. Educação era para ser prioridade no país”.

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Maria Olina Furtado: Desconto de 14% dos aposentados para a Previdência é uma aberração

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Sua colega, Noemi Medeiros, aposentada há 3 meses como funcionária, começou a vender bijuterias feitas pelo marido para complementar a renda. Ela informa que, com a aprovação das novas alíquotas para o IPE Previdência, e os aposentados tendo de voltar a pagar (no caso dela, 14%) não saberá mais o que fazer para honrar compromissos. “Serão R$ 500,00 do que ganho a menos, isto é mais que meio salário, que sai do orçamento da minha casa”. Ela lembra que, antes, quem se aposentava parava de pagar a Previdência. “Com este pacote, voltamos a pagar e muito mais”. O marido também é aposentado, com salário mínimo.

Em função dos empréstimos bancários, Noemi adoeceu e teve de vender o carro. “Pensei que agora viveria um período de descanso mas entro 2020 procurando emprego”. Ao seu lado, a irmã e colega Noemia Medeiros conta que está fazendo crochê para sobreviver.

Igor Sperotto

Noemi Medeiros: Doente, teve que vender o carro

Igor Sperotto

Desvalorização e desrespeito

Dirvani Gonçalves, professora de Matemática, aposentada há 18 anos, sente tristeza pela desvalorização e desrespeito para com a profissão. Disse nunca ter passado por nada parecido. “É um ódio contra a categoria e a educação pública”. Que o diga Marilda Mena Barreto, professora de Artes e Ensino Religioso desde 2006. Ela arca sozinha com as contas da casa e se viu obrigada a fazer empréstimo bancário. “A gente entra para o magistério com o sonho de fazer uma carreira. Mas virou um pesadelo. Não ter salário no final do mês é o horror. Não sei vender, não gosto e não foi pra isto que me formei. Mas sou obrigada a procurar alguma coisa para ganhar dinheiro. Este final de semana cuidei dos cachorros dos vizinhos que foram pra praia. É meu meio de sobrevivência”.

Foto: Igor Sperotto

Dirvani Gonçalves, aposentada há 18 anos, sente tristeza pela desvalorização e desrespeito para com a profissão

Foto: Igor Sperotto

Enquanto o brechó acontecia, a professora de história há 36 anos Ana Tonel oferecia aos doadores e compradores café gelado, sem leite. “Gelado, por não ter gás, que tomei emprestado da vizinha e sem leite vocês sabem por que”, brinca. Sozinha e sem salário, ela diz nem saber o que fazer. Não conseguiu tirar o 13º salário por ter dívida com o Banrisul. “É o desmonte da minha vida. Faltam dois anos pra me aposentar, queria estar tranquila, mas o governo acha que não existe povo, não existe assalariado”. Porém, mais que a sua situação particular, ela demonstra preocupação com o futuro da educação pública: “as pessoas precisam se dar conta que nossa causa é da sociedade, da escola pública, que seus filhos não terão escola se algo não for feito”.

Aposentada há seis anos e solteira, a professora Heloisette Mendes mostra tristeza e emoção quando diz que está complicado viver. “É uma desvalorização profissional, a gente já ganha pouco”. Ela é hipertensa e tem anemia falciforme, gasta muito com medicamento “A pressão não baixa de 15, estou sempre preocupada com as contas vencendo”. Se não fosse a ajuda dos familiares, não venceria o mês e nem teria onde morar. Começou a vender amendoim e biscoitos para sobreviver. “Nesta altura da vida, depender da família é muito triste”.

Professores e funcionários contam com o apoio de estudantes como Marli de Oliveira. Ela aponta que a situação é ruim também para os alunos, pois é a educação que está sendo atacada. “Sofre toda a comunidade escolar, a sociedade”. Ela questiona: “querem fechar as escolas, acabar com a educação pública, mas a pergunta que eu faço é onde o filho do trabalhador vai estudar?”.

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