EDUCAÇÃO

Sinpro/RS reforça importância da sindicalização

Campanha chama a atenção dos professores para diferentes situações na vida profissional em que o protagonismo do Sindicato é imprescindível para a garantia de direitos e mediação de conflitos
Da Redação / Publicado em 17 de setembro de 2020
A nova campanha destaca a atuação do Sindicato na vida dos professores

Arte: D3 Comunicação

A nova campanha destaca a atuação do Sindicato na vida dos professores

Arte: D3 Comunicação

Realizada anualmente há pelo menos 30 anos, a campanha de sindicalização do Sindicato dos Professores (Sinpro/RS) neste ano está se dando de forma virtual, em função da pandemia. Lançada no final agosto, com o slogan Você Vai Precisar do Sinpro/RS, a campanha chama a atenção dos professores para diferentes situações na vida profissional em que o protagonismo do Sindicato é imprescindível, como na garantia dos direitos, acompanhamento das rescisões e solução de problemas nas instituições de ensino.

“A campanha foi pautada pelo acolhimento”, destaca Fernando Waschburguer, publicitário que desenvolveu o conceito e a série de vídeos e peças para as redes sociais. “O objetivo é sensibilizar os professores que ainda não são associados, demonstrando a relevância dos serviços e políticas que já fazem a diferença na vida e na atuação profissional deles”, explica.

Pela primeira vez, a ficha de sindicalização também é inteiramente on-line (disponível no site do Sindicato – www.sinprors.org.br), uma novidade que facilita e amplia o acesso dos professores. Com a ficha virtual, os docentes conseguem concluir o processo totalmente on-line, usando o próprio celular, tablet ou computador. O Sinpro/RS estuda a possibilidade de disponibilizar a ficha de sindicalização também no aplicativo do Sindicato, ampliando ainda mais o acesso. Junto à ficha de sindicalização, os professores também conseguem tirar dúvidas e conhecer os benefícios dos associados.

“A sindicalização dos professores potencializa a atuação do Sindicato, que tem se tornado fundamental neste momento de pandemia”, destaca Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS. “Neste período de tantos desafios na atuação docente, em que o excesso de trabalho dos professores pode representar descumprimento das normas trabalhistas, o Sindicato torna-se essencial para fazer valer as condições de trabalho dos professores”.

Desde o lançamento, 45 professores já se associaram pela ferramenta. O Sindicato conta com mais de 21.200 professores associados, cerca de 60% dos professores que atuam no ensino privado do Rio Grande do Sul, da educação infantil à educação superior. “O percentual é expressivo e foi perseguido pelo Sindicato ao longo desses anos por meio das campanhas de sindicalização”, conta Cecília. “Esta adesão é que torna o Sinpro/RS forte e representativo na defesa dos interesses da categoria”.

Comentários