EDUCAÇÃO

Conferência da educação popular será lançada nesta sexta-feira, 9

Audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados marca o início das discussões sobre educação pública e popular, democracia e o legado Paulo Freire
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 8 de abril de 2021

Conape 2022 será lançada nesta sexta-feira 9

Foto: Jaelson Lucas/AEN/Governo do Paraná/Divulgação

Foto: Jaelson Lucas/AEN/Governo do Paraná/Divulgação

A Conferência Nacional Popular de Educação 2022 (Conape) será lançada na sexta-feira, 9, em audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. O evento vai iniciar às 9h30 e será transmitido pelo Facebook do organizador da iniciativa, o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), com transmissão interativa via Câmara dos Deputados.

Not available

Not available

Programado para ocorrer entre os dias 10 e 12 de junho de 2022, em Natal, Rio Grande do Norte, o Conape 2022 tem como tema Reconstruir o país: a retomada do Estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as.

Na cerimônia de lançamento, dirigentes da FNPE detalharão o movimento de construção nacional da conferência nesse ano do centenário de Paulo Freire, patrono da Educação no Brasil. Participarão Luiz Dourado, da Comissão de Sistematização e Metodologia/FNPE; Fátima Da Silva, da Comissão de Comunicação e Mobilização/FNPE; e Nilton Brandão da Comissão de Infraestrutura e Financiamento/FNPE.

O lema escolhido para o Conape 2022 é Educação pública e popular se constrói com Democracia e Participação Social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire.

Discussões regionais

Conforme a FNPE, no primeiro semestre deste ano deverão ser realizadas conferências municipais, intermunicipais e territoriais. Já no segundo semestre, a ideia é que conferências estaduais e distritais consolidem as discussões para encaminhamento aos debates que deverão ocorrer em Natal em junho de 2022.

O FNPE congrega 40 entidades nacionais que representam pesquisadores e trabalhadores do campo educacional e estudantes que se mobilizam em defesa da educação. Em 2019 recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro, concedido anualmente a personalidades ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

De acordo com a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), que solicitou a audiência pública, o FNPE e a Conape são “expressões que revigoram e atualizam lutas, com entidades, educadores e educadoras, pesquisadores, estudantes e movimentos sociais”. A meta é garantir, segundo ela, o aperfeiçoamento e a materialização do Plano Nacional de Educação (PNE), a implantação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e outros compromissos assumidos e detalhados em plataformas de luta construídas democraticamente ao longo desses anos, em defesa de uma educação pública e de gestão pública, gratuita, inclusiva, laica, democrática e de qualidade social para todas e todos.

Comentários

Siga-nos