EDUCAÇÃO

Professores da rede municipal de Porto Alegre serão vacinados a partir de 1º de junho

Imunização dos cerca de 5,6 mil profissionais que atuam nas escolas próprias e creches conveniadas da prefeitura deve ser concluída em 15 dias
Da Redação / Publicado em 28 de maio de 2021
Decisão foi anunciada em live do prefeito da capital, secertários da Saúde e Educação e coordenação da Vigilância Sanitária

Foto: Cesar Lopes/PMPA

Decisão foi anunciada em live do prefeito da capital, secertários da Saúde e Educação e coordenação da Vigilância Sanitária

Foto: Cesar Lopes/PMPA

A partir da próxima terça-feira, 1º de junho, a prefeitura de Porto Alegre deve iniciar a vacinação de professores e demais profissionais da educação da rede municipal. A decisão foi anunciada em uma live na manhã desta sexta-feira, 28, com o prefeito Sebastião Melo (MDB), secretários de Saúde, Mauro Sparta, e da Educação, Janaína Audino, e o coordenador da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter.

De acordo com Ritter, a decisão foi tomada nesta manhã e os critérios para a imunização serão definidos durante o final de semana, devendo começar pelos docentes que atendem crianças de zero a três anos.

Nota técnica do Ministério da Saúde

A decisão anuncada pelo prefeito de Porto Alegre não é isolada, mas está em um contexto de antecipação da imunização previsto pelo Ministério da Saúde.

Nesta sexta-feira, a pasta anunciou que vai antecipar a vacinação contra a covid-19 para os profissionais da educação e já inicia paralelamente da população em geral por ordem decrescente de faixa etária. A pasta informou que começará a enviar doses aos estados, de forma escalonada, para atender a esse público, juntamente com outros grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

No caso dos profissionais da educação, a orientação é seguir essa ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.

Para além dos grupos prioritários, entre eles os profissionais da educação, o Ministério da Saúde também inicia paralelamente a vacinação da população geral, entre 18 e 59 anos. Isso porque estados e municípios relataram demanda diminuída dos grupos elencados no plano de vacinação.

Esse grupo poderá começar a ser imunizado de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO.

As recomendações foram pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada nesta quinta-feira (27/5), com representantes do Ministério da Saúde, estados e municípios. As orientações também estão em uma nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Redes estadual e privada

A imunização de todos os profissionais da rede municipal de ensino deve ser concluída em 15 dias. Segundo a secretária de educação, a expectativa é vacinar 5,6 mil profissionais das escolas próprias na terça-feira, 1º. Na quarta-feira, 2, está prevista a imunização dos 3,4 mil profissionais das instituições conveniadas. Em 20 dias deverão ser imunizados todos os funcionários. Após a educação infantil, serão aplicadas doses nos funcionários do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

“Estamos considerando também neste quantitativo os funcionários que cuidam da limpeza, merenda e a equipe diretiva. A previsão de imunizar todos os profissionais da educação em duas semanas é bem viável. Depois, queremos começar com a rede privada e depois a estadual. Estamos conversando com os sindicatos para chegar no quantitativo de profissionais”, anunciou Janaína.

Após a imunização na rede municipal e de acordo com o recebimento de novos lotes de vacinas, a prefeitura pretende ampliar a vacinação de professores e demais categorias de profissionais do ensino para as escolas das redes estadual e privada localizadas em Porto Alegre.

Grupos prioritários

O coordenador da Vigilância Sanitária disse que a vacinação em paralelo para os diferentes grupos prioritários segue normalmente e que pessoas que têm comorbidades continuarão sendo atendidos pelas unidades de Saúde da capital.

“Desde o começo da campanha de vacinação, lutamos por esse direito e vamos seguir paralelamente a vacinação de grupos prioritários. É preciso dizer que não vamos conseguir vacinar todos os professores ao mesmo tempo. Vamos começar pelas menores, educação infantil e em seguida passando para o primeiro e segundo anos e assim vamos ampliando. Na segunda-feira, receberemos doses da Pfizer e vamos fazer isso”, ressaltou Ritter.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, cerca de 500 mil porto-alegrenses já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e a cobertura com a segunda dose está próxima de 300 mil pessoas.

Comentários