EDUCAÇÃO

Debate sobre experiências reais na implantação do Novo Ensino Médio

O segundo painel apresentará experiências de instituições de ensino que já estão vivenciando este processo na sala de aula, pois já anteciparam a implantação do Novo Ensino Médio
Da Redação / Publicado em 12 de agosto de 2021

Foto: Reprodução/Gov Est SP/Divulgação

Foto: Reprodução/Gov Est SP/Divulgação

Nesta quinta-feira, 12, o  projeto Sinpro/RS Debate, promovido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), realiza o Painel 2 da edição que trata sobre o Novo Ensino médio: reflexos e perspectivas para os professores.  A programação terá transmissão ao vivo pelo canal do Sinpro/RS no YouTube,  às 18h30 e permanecerá gravada à disposição no canal.

Este segundo painel, intitulado Experiências docentes na implantação do novo ensino médio, apresentará experiências de instituições de ensino que já estão vivenciando este processo na sala de aula, pois já anteciparam a implantação do Novo Ensino Médio e terá como painelistas Camila Fabis (Rede Marista), Leandro Batista da Silva (Colégio Militar) e Fabiana Pires (Colégio Santa Inês).  O painel contará com apresentação de Cassio Bessa e mediação de Patricia Dyonisio de Carvalho, ambos da Direção do Sinpro/RS.

PAINELISTAS – Leandro Batista da Silva é doutor e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília – DF, Professor da Carreira da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da Rede Federal de Ensino, atualmente lotado no Colégio Militar de Porto Alegre, onde exerce as funções de Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação; e também a função de Coordenador da Disciplina de Redação para o Ensino Médio. Camila Fabis é supervisora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio dos Colégios da Rede Marista com oito anos de experiência em coordenação pedagógica de ensino médio na rede privada, doutoranda em Educação pela Ufrgs e mestra em Educação pela PUCRS, especialista em Gestão e Supervisão Escolar e Graduada em Psicopedagogia (PUCRS). Atualmente é Coordenadora do Projeto Estratégico que visa implementar o Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017) nos Colégios da Rede Marista. Fabiana Pires é coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Santa Inês – Unidade da Rede IENS (Irmãs Escolares de Nossa Senhora), com 15 anos de experiência em gestão de pessoas e projetos, além de professora e mestre em História, com pós-Graduação em Gestão Escolar.

Para agendar lembrete para o segundo painel

Link para o painel 2 – Experiências docentes na implantação do novo ensino médio

Imagem: Reprodução/Bold Comunicação

Imagem: Reprodução/Bold Comunicação

Mudanças

Conforme portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de julho, o Novo Ensino Médio terá carga horária maior e diferentes possibilidades de formação e já começará a ser implementado nas escolas públicas e privadas do país a partir de 2022. As ações, orientações e o cronograma nacional para a implementação foram divulgados nessa portaria.

Segundo o MEC, a implementação do Novo Ensino Médio será iniciada no ano que vem de forma progressiva com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023 com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024. Anova organização curricular e a ampliação da carga horária mínimas das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais.

Acessibilidade

O evento será acessível para pessoas com deficiência auditiva e contará com as intérpretes de libras Angela Russo e Amanda Alfaia, da Para Todos Acessibilidade.

Painel anterior

Na, terça-feira, 10, foram abordadas as Perspectivas do Novo ensino médio, os painelistas  Roselane Zordan Costella (Faced/Ufrgs) e Sani Belfer Cardon (Ceed/RS) abordaram os aspectos conceituais, suas prováveis dificuldades e pertinência.O painel terá apresentação de Cecília Farias e mediação de Rodrigo Perla Martins, ambos da direção do Sinpro/RS.

Roselane Zordan Costella é professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faced/Ufrgs e do Programa de Pós Graduação de Geografia – UFRGS, Mestre e doutora pela Ufrgs, Pós doutorado pela Ufrgs estendido para a Universidade de Valência na Espanha, Professora da Educação Básica por 26 anos e professora universitária há 28 anos. Sani Belfer Cardon é especialista, mestre e doutor em Educação Professor da Educação Básica e Superior;  Conselheiro do Conselho Estadual de Educação e diretor Sinpro/RS.

Assista ao Painel 1 na íntegra: 

 

Comentários