EDUCAÇÃO

Novo ensino médio é tema de debate

Dois painéis virtuais, nos dias 10 e 12 de agosto, sob o título Novo Ensino médio: reflexos e perspectivas para os professores, tratarão sobre as alterações que entrarão em vigor a partir de 2022
Da Redação / Publicado em 6 de agosto de 2021

Foto: Agência Brasil/EBC

A implementação do Novo Ensino Médio será iniciada no ano que vem de forma progressiva com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023 com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024.

Foto: Agência Brasil/EBC

O projeto Sinpro/RS Debate, promovido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), realiza nos dias 10 e 12 de agosto, painéis sob o título principal Novo Ensino médio: reflexos e perspectivas para os professores, quando  tratará sobre as alterações que entrarão em vigor a partir no ano que vem até 2024. A programação terá transmissão ao vivo pelo canal do Sinpro/RS no YouTube, sempre às 18h30 e também será gravada.

Mudanças

Conforme portaria do Ministério da Educação (MEC) publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de julho, o Novo Ensino Médio terá carga horária maior e diferentes possibilidades de formação e já começará a ser implementado nas escolas públicas e privadas do país a partir de 2022. As ações, orientações e o cronograma nacional para a implementação foram divulgados nessa portaria.

Segundo o MEC, a implementação do Novo Ensino Médio será iniciada no ano que vem de forma progressiva com as 1ª séries do Ensino Médio. Em 2023 com as 1ª e 2ª séries e completando o ciclo de implementação nas três séries do ensino médio em 2024. Anova organização curricular e a ampliação da carga horária mínima das atuais 800 horas para 1.000 horas anuais.

Foto: Reprodução/AssCom/SinproRS/Bold Comunicação

Foto: Reprodução/AssCom/SinproRS/Bold Comunicação

Debate ocorrerá em dois paineis

Na, terça-feira, 10, serão abordadas as Perspectivas do Novo ensino médio, tendo como painelistas os professores Roselane Zordan Costella (Faced/Ufrgs) e Sani Belfer Cardon (Ceed/RS), que tratarão dos aspectos conceituais, suas prováveis dificuldades e pertinência.O painel terá apresentação de Cecília Farias e mediação de Rodrigo Perla Martins, ambos da direção do Sinpro/RS.

Na quinta-feira, 12, o debate focará nas Experiências docentes na implantação do novo ensino médio, tendo como painelistas Camila Fabis (Rede Marista), Leandro Batista da Silva (Colégio Militar) e Fabiana Pires (Colégio Santa Inês). O painel apresentará experiências de instituições de ensino que já estão vivenciando este processo na sala de aula. O painel contará com apresentação de Cassio Bessa e mediação de Patricia Dyonisio de Carvalho, da Direção do Sinpro/RS.

Quem são os debatedores

Roselane Zordan Costella – Professora do Departamento de Ensino e Currículo da Faced/Ufrgs e do Programa de Pós Graduação de Geografia – UFRGS, Mestre e doutora pela Ufrgs, Pós doutorado pela Ufrgs estendido para a Universidade de Valência na Espanha, Professora da Educação Básica por 26 anos e professora universitária há 28 anos.

Sani Belfer Cardon – Especialista, mestre e doutor em Educação Professor da Educação Básica e Superior;  Conselheiro do Conselho Estadual de Educação e diretor Sinpro/RS.

Leandro Batista da Silva –  Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília – DF, Professor da Carreira da Educação Básica, Técnica e Tecnológica da Rede Federal de Ensino, atualmente lotado no Colégio Militar de Porto Alegre, onde exerce as funções de Professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação; e também a função de Coordenador da Disciplina de Redação para o Ensino Médio.

Camila Fabis –  Supervisora Pedagógica dos Anos Finais e Ensino Médio dos Colégios da Rede Marista. Doutoranda em Educação pela Ufrgs. Mestra em Educação pela PUCRS. Especialista em Gestão e Supervisão Escolar e Graduada em Psicopedagogia (PUCRS). Atualmente é Coordenadora do Projeto Estratégico que visa implementar o Novo Ensino Médio (Lei 13.415/2017) nos Colégios da Rede Marista.

Fabiana Pires – Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Santa Inês – Unidade da Rede IENS (Irmãs Escolares de Nossa Senhora). Com 15 anos de experiência em gestão de pessoas e projetos. É professora e mestre em História, além de pós-Graduação em Gestão Escolar.

ACESSIBILIDADE – O evento será acessível para pessoas com deficiência auditiva e contará com as intérpretes de libras Angela Russo e Amanda Alfaia, da Para Todos Acessibilidade.

Para agendar o evento:

Link para o painel 1 – Perspectivas do Novo Ensino Médio

Link para o painel 2 – Experiências docentes na implantação do novo ensino médio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários