EDUCAÇÃO

Geopolítica pós-pandemia é destaque da 29ª edição da Revista Textual

Além de publicar dois ensaios com temas livres por edição, a revista dedica amplo espaço para o debate sobre a realidade educacional por meio de artigos de autoria de professores e especialistas
Da Redação / Publicado em 3 de setembro de 2021

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O destaque de capa da 29ª edição da Revista Textual, publicação anual editada pelo Sinpro/RS que está em circulação desde o início de setembro, é um ensaio sobre os impactos da maior crise sanitária dos últimos séculos sobre a disputa de poder político e econômico global.

“As relações internacionais seguem o padrão de disputas entre potências, agora capazes de, mediante guerras híbridas, envolvendo cultura, moldar os mais fracos a seu bel-prazer. O mundo pós-pandemia não será diferente”, avalia o professor Fernando Roberto de Freitas Almeida, doutor em História Política pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador da graduação em Relações Internacionais do Instituto de Estudos Estratégicos, da Universidade Federal Fluminense (UFF). No texto, o autor convida a uma reflexão mais ampla sobre a geopolítica. “A questão das crises do século 21 foi agravada com o novo coronavírus, mas sua essência não mudou”, adverte.

Já o pesquisador de pós-doutorado do Centro de Estudos da América Latina e Caribe (Cerlac) da Universidade de York (Canadá) e doutor em História Econômica da América Latina pela Universidade de Georgetown (EUA), Bruno Biasetto, assina o ensaio O pacificador: o governo Biden e os desafios dos Estados Unidos. Autor do livro A Era de Trump: a encruzilhada da direita americana (Edipuc, 2020), Biasetto apresenta uma análise sobre a política interna do governo do democrata Joe Biden. Eleito em 2020 sob o legado político de Trump, o atual presidente norte-americano herdou o agravamento dos problemas econômicos e questões raciais e migratórias.

Realidade educacional

Além de publicar dois ensaios com temas livres por edição, a revista dedica amplo espaço para o debate sobre a realidade educacional por meio de artigos de autoria de professores e especialistas em duas editorias.

Nesta edição, são três artigos na editoria Dinâmica do mundo educacional. Com o artigo Universidades comunitárias: há um diferencial em tempos de crise?, o professor João Pedro Schmidt, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), lança um olhar sobre a realidade desse segmento de instituições de educação superior privada. As universidades e os centros universitários comunitários regionais enfrentam uma crise sem precedentes, decorrente das políticas educacionais, do acirramento da competição na educação superior e da pandemia da covid-19 e precisam resgatar a sua identidade comunitária para sobreviver.

O Novo Ensino Médio, o qual será implantado nas escolas públicas e privadas a partir de 2022, é o tema do artigo A mudança é necessária – a forma pode ser contraditória, de autoria da professora Roselane Costella, da PPG em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O artigo Desafios e sentidos da formação docente no contexto educacional contemporâneo, da professora Margareth Simionato, mestre e Doutora em Educação pela Ufrgs e pós-Doutoranda em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aborda as causas da desmotivação que ronda as perspectivas da carreira docente.

Um panorama revelador sobre o protagonismo dos professores durante a pandemia, a partir da pesquisa realizada pela FlamingoEDU para o Sinpro/RS, o Sinpro/Caxias e o Sinpro/Noroeste, na editoria O professor e o mundo da escola, completa a edição. O artigo é assinado pelos professores e pesquisadores Heitor Strogulski e Günther Gehlen.

A íntegra de todas as edições da revista pode ser acessada em PDF e flip no site do Sinpro/RS. Para receber o exemplar impresso, é necessário manifestar interesse.

Comentários