EDUCAÇÃO

Prêmio Educação RS 2021 reconhece compromisso com o ensino e a cidadania durante a pandemia

Da Redação / Publicado em 11 de novembro de 2021

Foto: Igor Sperotto

Premiação completou 24 anos reconhecendo aqueles que acreditam na educação como forma de resistência e transformação da sociedade, destacou Margot

Foto: Igor Sperotto

Na data em que se comemora o Dia do Professor, 15 de outubro, os vencedores do Prêmio Educação RS 2021 receberam o troféu Pena Libertária, em cerimônia especial realizada de forma virtual e presencial, em Porto Alegre. Os laureados foram escolhidos pelos mais de 20 mil docentes associados ao Sinpro/RS.

Neste ano, foram mais de 100 indicações feitas e avaliadas pela Comissão Julgadora da premiação. A seleção dos três finalistas em cada categoria levou em conta critérios como o compromisso com a educação de qualidade durante a pandemia de coronavírus, o desenvolvimento da cidadania e o acesso ao conhecimento.

Foto: Igor Sperotto

O professor e pesquisador da Feevale, Fernando Spilki, premiado na categoria profissional

Foto: Igor Sperotto

Foram vencedores o professor e pesquisador da Feevale, de Novo Hamburgo, Fernando Rosado Spilki, na categoria Profissional; a Escola Municipal de educação Infantil Ilha da Pintada, na categoria Instituição; e O Rio da Vida: herança, memória e reencontro, da Escola Municipal de Ensino Médio Emilio Meyer, de Porto Alegre, na categoria Projeto.

“São 24 anos tirando do anonimato aqueles que acreditam e fazem da educação sua arma de resistência e transformação da sociedade. São professores, educadores, poetas, pesquisadores, cientistas, ONGs, escolas, instituições, pais, avós, alunos, filhos, cidadãos em busca do sonho de uma educação de qualidade e de um mundo melhor”, destacou Margot Andras, diretora do Sinpro/RS.

Foto: Igor Sperotto

Rodrigo Perla, diretor do Sinpro/RS, e as representantes das escolas agraciadas nas categorias Instituição e Projeto

Foto: Igor Sperotto

“Nós não teríamos como realizar esse evento, vacinados, sem a ciência, sem o conhecimento. Precisamos brigar cada vez mais pelo nosso espaço de fazer isso, levar as pessoas ao conhecimento”, defendeu Spilki na premiação.

“Esse reconhecimento valoriza a inovação na educação. É um momento muito emocionante para nós”, ressaltou a professora Cláudia Martins, do projeto Rio da Vida. Da mesma forma, as integrantes da Escola Ilha da Pintada também demonstraram gratidão.

O membro da Comissão Julgadora e integrante do Conselho Estadual de Cultura, Cristiano Goldschmidt, destacou que, em uma conjuntura como a atual de desvalorização dos professores e da educação, é preciso reconhecer e comemorar a grandeza do Prêmio Educação RS. “Identificar e reconhecer professores, professoras, instituições de ensino e projetos que se dedicam a mudar a realidade da educação brasileira, fomentando e gerando conhecimento, é algo que poucas instituições estão dispostas a fazer”, afirmou.

Desde a primeira edição do Prêmio Educação RS, foram laureados 23 profissionais, 26 projetos e 23 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais.

Comentários