EDUCAÇÃO

Antônio Evanhoé é escolhido novo presidente da FAT

O conselho escolheu Antônio Evanhoé e Mônica Palomino por nove votos a cinco; Evanhoé acumula o cargo de reitor da Urcamp, cargo que ocupará até 2026, quando ocorrerá nova eleição
Por César Fraga / Publicado em 20 de dezembro de 2022

Antônio Evanhoé é escolhido novo presidente da FAT

Foto: Urcamp/Divulgação

Foto: Urcamp/Divulgação

Na segunda-feira, 19, ocorreu a escolha da nova presidência e vice da Fundação Átila Taborda (FAT) pelo novo conselho empossado no dia 12 de dezembro.  Os professores Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho e Mônica Palomino, como presidente e vice-presidente foram eleitos respectivamente por nove votos a cinco. Votaram contra os principais aliados da ex-reitora Lia Quintana e ela própria, que protestou contra a decisão do conselho durante a reunião.

Antônio Evanhoé também assumiu, em 1º de dezembro, como novo reitor do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), após várias disputas judiciais entre as duas chapas que concorreram no pleito.

“Como presidente da FAT a partir de 2023, entendo que temos muitos desafios pela frente. Estamos nos empenhando junto com nossa procuradoria jurídica para nos apropriar de todas as obrigações já existentes e, em conjunto com nossa equipe, planejar metas para que consigamos fazer deste período de gestão 22-26 um período de crescimento de todas mantidas da Fundação Átila Taborda”, diz Antônio Evanhoé.

Questionado pelo Extra Classe sobre como espera que se dê a relação da nova Reitoria com a FAT, o novo presidente e reitor fala em unidade. “Neste momento a tônica da Urcamp e FAT é harmonia total, com muita responsabilidade de investimento e reestruturação. Eu acabei acumulando o cargo de reitor e presidente da fat, mas para que esta relação não fique nebulosa, no sentido de ser eu mesmo que fiscalizo o meu trabalho, será instituido uma controladoria interna, para que possamos sempre trabalhar amparado pela legalidade e justiça”, argumentou.

No dia 12 de dezembro tomaram posse os novos conselheiros da FAT e demais membros do Conselho Diretor para o mandato de quatro anos, a contar de 1º de janeiro de 2023.  Veja a nominata: representantes do Campus de Alegrete – Professoras Fabiane Segabinazi Pilecco (titular) e Adriana Lucke Stigger (suplente); representantes do Campus de Bagé – Professores Mônica Lourdes Palomino de Los Santos(titular) e Guilherme Araújo Collares da Silva (suplente); representantes do Campus de Dom Pedrito – Professores José Leonardo de Souza Castilho (titular) e Igor Messias Herzer Quintana (suplente); representantes do Campus de Santana do Livramento – Professores Antônio Zuheir Wadie Bishara Badra (titular) e José Carlos Lobato Bongers; representantes do Campus de São Gabriel – Professores Ana Paula Torres (titular) e José Larri de Freitas Pinto (suplente); dois funcionários da Instituição de Ensino, neste ato presentes Adriana Portella Gonçalves e Leandro Rocha Soares Pires; um representante por mantida, neste ato presente Alexander Pimentel Mendonça – representando a mantida Urcamp, e Marcelo Miranda Cuadro – representando a mantida Hospital Universitário; três representantes da Sociedade Civil: [1] Conselho Regional de Desenvolvimento da Região da Campanha – Corede Campanha, representado por sua presidente Lia Maria Herzer Quintana; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, representada por sua presidente Dra. Márcia Aide Soares Rochinhas;  Associação Comercial e Industrial de Bagé – ACIBA, representada pelo atual segundo secretário, Sr. Romário Rosa de Almeida (titular), e Rafael Pinheiro Pereira Minotto; representante do Poder Público Municipal: Dr. José Heitor Gularte – Procurador-Geral do Município e docente da FAT-Urcamp (titular) e Dr. Álvaro Mata Lara (suplente) – Assessor Jurídico do Gabinete do prefeito.

Saiba mais sobre como se deu o conturbado processo eleitoral da Urcamp

Comentários