EDUCAÇÃO

MEC divulga resultado de processo seletivo para o Fies do 2º semestre

Estão abertas 77.867 vagas em 1.265 instituições de ensino privadas e comunitárias. Pré-selecionados devem acessar o portal do Fies e complementar inscrição
Da Redação / Publicado em 13 de julho de 2023

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

Processo seletivo para o Fies do 2º semestre teve quase 110 mil inscritos

Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil

O Ministério da Educação liberou a consulta aos selecionados no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre. A cultura já pode ser feita no Portal do Fundo.

Para confirmar o financiamento, candidatos pré-selecionados precisarão complementar a inscrição até sexta-feira, 14 de julho.

O MEC informou ainda que os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única do processo seletivo constarão automaticamente da lista de espera para fins de preenchimento das vagas não ocupadas, “observada a ordem de classificação conforme previsto no edital  8/2023, que trata do cronograma e demais procedimentos do Fies 2023/2”.

De acordo com o ministério, a eventual pré-seleção de candidatos participantes da lista de espera ocorrerá no período de 18 de julho a 29 de agosto, no Portal Único de Acesso.

A seleção do MEC para o Fies do 2º semestre recebeu um total de 109.809 candidatos inscritos entre 4 e 7 de julho. A maior parte das inscrições foi feita por candidatas mulheres, que representam 66,83% do total de inscritos.

Nesta edição, o MEC está ofertando 77.867 vagas em 1.265 instituições privadas. Os candidatos pré-selecionados devem acessar o portal por meio de sua conta gov.br.

O Fies é um programa instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com indicação positiva do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

A partir de 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente.

Comentários