EDUCAÇÃO

Livro reúne experiências de educadores de jovens e adultos em Porto Alegre

Projeto coletivo de profissionais da rede pública de Porto Alegre traz experiências na construção e defesa da EJA pública e popular
Da Redação / Publicado em 29 de agosto de 2023

Capa: Reprodução

Livro relata experiências de educadores e analisa as políticas públicas de educação para jovens e adultos na rede municipal de Porto Alegre

Capa: Reprodução

O livro Pé no chão! Na construção e defesa da EJA pública e popular, organizado pelos educadores Marco Mello e César Rolim, será lançado no dia 1º de setembro, a partir das 18h30min, na sede do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) – João Alfredo, 61, no Centro Histórico.

O lançamento será marcado por ato político cultural e sessão de autógrafos, aberto à comunidade. O livro é resultado de um projeto coletivo, independente e auto-organizado por educadores, pesquisadores, militantes e ativistas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Porto Alegre.

A publicação tem 254 páginas e reúne 18 produções com participação de 42 educadoras e educadoras das escolas e das universidades públicas (Ufrgs e Uergs) que trabalham com a EJA na rede municipal de ensino de Porto Alegre.

As produções englobam temas como o Mapa da EJA em Porto Alegre, diagnóstico da demanda potencial, planejamento da política pública, Plano Municipal de Educação, financiamento, matrículas, história da modalidade, alfabetização nas Totalidades Iniciais, experiências e relações universidade-escola, organização curricular, política cultural, legislação, lutas associativas, inclusão, população em situação de rua, ensino remoto sob a pandemia e perspectivas de continuidade dos estudos no Ensino Médio e profissionalização.

Comentários