EDUCAÇÃO

MEC lança Fies Social para financiar até 100% de curso superior a estudante de baixa renda

Resolução que institui o programa foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 16, e será executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Por Redação / Publicado em 16 de fevereiro de 2024

Foto: Angelo Miguel/MEC

Foto: Angelo Miguel/MEC

Diferentemente do fundo tradicional, essa nova versão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tem como objetivo principal atender às necessidades dos estudantes de baixa renda e cumprir um papel transformador na sociedade, já que cria condições melhores de acesso e permanência no ensino superior. 

O novo programa do Ministério da Educação (MEC) será executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Inovações do Fies Social

Uma das principais inovações do Fies Social é a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais para estudantes com renda familiar per capita de meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

De acordo com as regras, os estudantes que se enquadrem nesse perfil não ficarão sujeitos ao cálculo de comprometimento da renda mensal para definir o percentual financiável, mas é necessário que o custo do curso a ser financiado esteja dentro dos limites estabelecidos pelo programa, que determina atualmente teto de R$ 60 mil anuais, para medicina, e R$ 42,9 mil para outros cursos.

Foi estabelecido que metade das ofertas viabilizadas pela disponibilidade de orçamento, deverão ser destinadas aos estudantes de baixa renda, com a aplicação da reserva de vagas para estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e de pessoas com deficiência, de acordo com a proporção na população da unidade federativa onde funciona a instituição de ensino.

As vagas remanescentes deverão primeiro ser aplicadas aos estudantes das políticas de ações afirmativas e depois abertas à ampla concorrência.

Só em 2024, mais de 100 mil estudantes poderão ser beneficiados.

De acordo com o MEC, o Fies Social já será disponibilizado a partir do segundo semestre de 2024 e a resolução que cria a modalidade do programa, permite, ainda, a possibilidade de que sejam estabelecidos cursos prioritários para o financiamento integral, conforme o que venha a ser estabelecido em cada edital.

O Fies é a política pública que concede financiamento aos estudantes inscritos em cursos pagos, de instituições de ensino superior que tenham aderido ao programa e sejam avaliadas positivamente pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O candidato ao financiamento precisa participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançar notas médias igual ou superior a 450 pontos, além de não zerar a redação.

Confira a íntegra da Resolução 58, que institui o Fies Social.

Cadastro Único

Criado em 2001, por meio do decreto nº 3.887, o Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou somente Cadastro Único, tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza por meio de dados fornecidos pela população.

Devem ser registradas famílias que vivem com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.

O cadastramento não significa a inclusão automática nos programas sociais. Os programas são gerenciados por diversos órgãos. A seleção e o atendimento da família ocorrem de acordo com critérios e procedimentos definidos pelos gestores e pela legislação específica de cada um deles.

* Com informações do MEC e da Agência Brasil

Comentários