Polícia Federal deflagra operação contra esquema de diplomas irregulares em Brasília

A Operação Medalhão cumpriu cinco mandados de busca e apreensão no Distrito Federal. O alvo foi um endereço comercial usado como base das atividades, além de quatro residências dos suspeitos

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 24, a Operação Medalhão, para investigar esquema de falsificação e de comercialização irregular de diplomas acadêmicos.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão no Distrito Federal – um em endereço comercial utilizado como base das atividades e quatro em residências dos investigados.

As investigações tiveram início em 2025, a partir de denúncias de conselhos profissionais sobre a apresentação de diplomas falsificados atribuídos a instituições brasileiras.

No curso das apurações, foi identificado o uso de páginas eletrônicas fraudulentas que simulavam ambientes institucionais de universidades, com o objetivo de conferir aparência de autenticidade aos documentos.

Também foram reunidos indícios de emissão de diplomas por suposta instituição estrangeira, especialmente em níveis de mestrado e de doutorado, sem comprovação de reconhecimento pelos órgãos educacionais competentes. O grupo alegava que os títulos seriam aceitos no Brasil sem necessidade de revalidação.

*Com informações da Polícia Federal  e Agência Brasil

Leia também

PF apertou o cerco às quadrilhas de falsificação de diplomas

Comentários