GERAL

Rádio e TV: um negócio que dá votos

Publicado em 14 de março de 2002

Israel Bayma, assessor técnico do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos deputados, fez um levantamento referente às concessões de rádio e televisão no Brasil. O que não surpreende é que 440 dessas emissoras estão nas mãos de políticos. Afinal, historicamente os canais foram utilizados como moeda em troca de apoio a este ou aquele general ou presidente eleito. Mas a pesquisa foi mais além, também fez um cruzamento destes dados e reveleou outras coisas. Por exemplo: as siglas a que pertecem esses políticos. No topo da lista fica o PFL, com 38%. Líder disparado e não por coincidência, abriga sob sua legenda os políticos que mais influíram e participaram do poder nos últimos 30 anos, seja nos governos militares, seja nas gestões de presidentes eleitos. Depois vem o PMDB, com 17%, PPB com 13%, PSB e PSDB com 6%, PPS com 5%, o PDT, PRP e PL com 4%, PMN com 2% e PSC com 1%. Vale lembrar que Jader Barbalho, Antônio Carlos Magalhães, a família Sarney, estão no negócio de rádio e tv a longa data. Lembram dos Collor, em Alagoas?

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