GERAL

Extrema direita em luto: morre Olavo de Carvalho

Um dos principais mentores do atual pensamento da extrema direita, Olavo de Carvalho, morreu na noite desta segunda-feira, 24, nos Estados Unidos
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 25 de janeiro de 2022

Foto: Reprodução YouTube

Olavo deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos

Foto: Reprodução YouTube

O Brasil despertou nesta terça-feira, 25 de janeiro, com a notícia da morte de Olavo de Carvalho, um ícone para o núcleo ideológico bolsonarista. A notícia foi divulgada nas redes sociais do ideólogo “Com grande pesar, a família do professor Olavo de Carvalho comunica a notícia de sua morte na noite de 24 de janeiro, na região de Richmond, na Virgínia, onde se encontrava hospitalizado”, diz a nota. A nota do falecimento divulgada pela família não informou a causa do óbito. Heloísa de Carvalho, filha de Olavo, afirmou que o pai morreu em decorrência da covid-19.

No último ano, ele esteve internado no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo. Em julho, por uma crise de angina, e, em agosto, por insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica.

Olavo Luiz Pimentel de Carvalho nasceu em Campinas, interior de São Paulo, no ano de 1947. Antes de se autoproclamar filósofo, Carvalho fez incursões no jornalismo e na astrologia. Ele até chegou a estudar filosofia na PUC do Rio de Janeiro, mas não terminou o curso.

Foi como escritor e polemista que Carvalho acabou se notabilizando. Com mais de 30 obras, entre ensaios e livros, é considerado um dos grandes expoentes do conservadorismo no Brasil.

Grande influenciador na campanha presidencial de Jair Bolsonaro (PL-RJ), Carvalho estava entre idas e vindas na sua relação com o presidente. Principalmente nos últimos meses em que foi apontado no inquérito das fake news que tramita por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro que não se manifestou na ocasião da morte de personalidades da cultura nacional como João Gilberto, no entanto, fez questão de manifestar o seu pesar. “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, escreveu nas suas redes sociais.

Olavo deixa a esposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.

 

Comentários