POLÍTICA

Maior influenciador da “milícia digital” é Olavo de Carvalho, diz Alexandre Frota à CPMI das Fake News

Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 30 de outubro de 2019
Alexandre Frota na CPMI

Foto: Reprodução Youtube/Senado

Frota apresenta documentos à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito durante seu depoimento e diz que sofre ameaças

Foto: Reprodução Youtube/Senado

Antes mesmo de o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) declarar na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI)  sobre fake news que presenciou em um almoço o então candidato à presidência Jair Bolsonaro e seu filho Carlos discutindo sobre como recorrer a empresários para financiar o impulsionamento de conteúdos no Facebook, o clima já estava quente na sala 19 da Ala Senador Alexandre Costa que sedia os trabalhos da Comissão.

Entre um bate boca da deputada Bia Kicis (PSL-DF), integrante da tropa de choque do Palácio do Planalto, com o depoente, o presidente da CPMI solicitou a retirada de pessoas do que chamou de “plateia” que estavam tumultuando os trabalhos. O Senador Angelo Coronel (PSD-BA) atendeu uma série de requerimentos do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que disse que a ação orquestrada era uma clara tentativa de intimidar Frota.

O deputado depoente, que nas próximas sessões da CPMI também passará a compor o colegiado, na ocasião disse que não vai se intimidar e listou uma série de ataques e ameaças que ele, seus filhos e sua esposa têm recebido da parte do que chama de uma gang virtual. “Para mim é uma honra abrir as apresentações” no esforço que disse ser necessário para acabar com “esse vale tudo que existe na web”, lembrando a gravidade do que classifica como cyberbullying e fake news.

No almoço referido, Frota disse que tomou conhecimento de “uma pessoa chamada Vitor Meta” que seria o operador na viabilização de patrocínio junto a dois empresários nominados na ocasião de Otávio e Mayer. O impulsionamento de conteúdo eleitoral nas redes sociais deve ser feita de forma transparente pelo caixa da campanha, sem a subvenção de agentes privados.

Gabinete do Ódio e Olavo de Carvalho

Foto: Reprodução Youtube/Senado

Alexandre Frota identifica Tercio, que segundo ele atuava nas redes sociais e hoje assessora Bolsonaro

Foto: Reprodução Youtube/Senado

Frota ainda confirmou, ao responder a questionamentos da relatora da CPMI, senadora Lídice da Mata (PSB-BA) a existência, “praticamente ao lado do gabinete do presidente”, do chamado “Gabinete do Ódio”, integrado por três assessores oriundos da campanha eleitoral. “Todos eles tinhas suas páginas fake”, disse ao convidar os membros da CPMI a fazer uma visita no Palácio do Planalto. “Lá vamos ver eles trabalhando, muito possivelmente agora falando mal de nós”, disparou.

Para o deputado, o maior influenciador da “milícia digital” é o guru do clã Bolsonaro, Olavo de Carvalho. Frota lembrou a série de ataques difamatórios que parlamentares governistas receberam na ocasião de uma visita realizada à China, um “chilique de Olavo”, em suas palavras. “Dias atrás o Bolsonaro foi fechar negócios na China. Vocês viram alguém abrir o bico?” questionou.

Ao lembrar a série de ataques que o vice-presidente da República, general Mourão, recebeu sob o comando de Olavo, Frota indignado afirmou “o Jair não fez nada. Pelo contrário, seus filhos e suas milícias continuaram no ataque”.

Além de mostrar como entende que funcionam os robôs, perfis que apresentou com poucos seguidores e emitindo na mesma hora textos idênticos, Frota disse que é fácil identificar a origem dos mesmos. “É só ver os perfis que comemoraram a demissão do Santos Cruz”, disse ao elencar ainda os casos do vice-presidente, dele, da deputada federal Joice Hasselmann, entre outros: “São sempre os mesmos. Basta fazer um cruzamento”.

Comentários