JUSTIÇA

Frente Integralista nega autoria de atentado à sede do Porta dos Fundos

Produtora de vídeos foi atacada com coquetéis molotov como represália por ter produzido especial que satiriza a vida de Cristo
Por Gilson Camargo / Publicado em 26 de dezembro de 2019
Sátira 'A primeira tentação de Cristo" provocou a ira de religiosos e bolsonaristas como o ator Carlos Vereza

Foto: Netflix/ Reprodução

Sátira ‘A primeira tentação de Cristo” provocou a ira de religiosos e bolsonaristas como o ator Carlos Vereza

Foto: Netflix/ Reprodução

Em nota divulgada nesta quinta-feira, 26, a Frente Integralista Brasileira (FIB) nega a autoria do atentado à sede da produtora de vídeos Porta dos Fundos, na madrugada de sábado, 21, em represália contra um vídeo que satiriza jesus cristo e provocou a reações de ódio de setores conservadores nas redes sociais desde a estreia do especial, no início de dezembro. O crime é investigado pela 10 ª delegacia da polícia civil, em Botafogo, que diz já ter identificado os autores do atentado, mas não o considera um ato terrorista.

A Frente Integralista nega o envolvimento com o atentado e questiona a autenticidade do vídeo que circulou nas redes sociais logo após o ataque, no qual três homens encapuzados e vestidos com roupas identificadas com a letra sygma do alfabeto grego, a mesma que simboliza o movimento integralista, reivindicam a autoria da ação. Na gravação, com voz distorcida, o porta-voz do grupo que se autodenomina Comando Insurgência Popular Nacionalista da Grande Família Integralista Brasileira le um “manifesto” enquanto são exibidas imagens do ataque com coquetéis molotov à sede da produtora, por volta de 4h, no bairro Humaitá.

Porchat: "Se não identificarmos esses terroristas, isso pode soar como um aval para que mais atentados sejam encorajados a acontecer"

Foto: Divulgação

Porchat: “Se não identificarmos esses terroristas, isso pode soar como um aval para que mais atentados sejam encorajados a acontecer”

Foto: Divulgação

As imagens mostradas pelos “terroristas” coincidem com a gravação da câmera de segurança do prédio, embora tenham sido gravadas de outro ângulo. “O grupo em questão é desconhecido pela FIB e não possuímos com ele qualquer relação. Não temos certeza sobre a autenticidade do vídeo, e por isso não descartamos a possibilidade de ter sido um material forjado com o fim de incriminar os Integralistas”, destaca o comunicado. A mensagem argumenta que o movimento – orientado por ideias nacionalistas e conservadoras e conhecido por suas investidas contra a liberdade de pensamento – proíbe o uso de máscaras para fins de militância. O presidente nacional da FIB, Victor Barbuy não atendeu aos pedidos de entrevista.

INTOLERÂNCIA – O Porta dos Fundos vinha sendo atacado nas redes sociais por conta do especial de Natal A primeira tentação de Cristo, que estreou no Netflix no dia 3 de dezembro. No filme de 46 minutos, Jesus, representado pelo ator Gregorio Duvivier está prestes a completar 30 anos e é surpreendido com uma festa de aniversário quando voltava do deserto acompanhado do namorado, Orlando, personagem interpretado por Fábio Porchat.

O ator bolsonarista Carlos Vereza, que defendeu Temer, chamou Marielle Franco de “cadáver fabricado” e os sem-terra de terroristas, agora gravou um vídeo para atacar o Porta dos Fundos

Foto: Rede Globo/ Divulgação

O ator bolsonarista Carlos Vereza, que defendeu Temer, chamou Marielle Franco de “cadáver fabricado” e os sem-terra de terroristas, agora gravou um vídeo para atacar o Porta dos Fundos

Foto: Rede Globo/ Divulgação

A sátira com um Jesus gay despertou a ira de setores religiosos, que pedem a censura da produção. Mas não foram só religiosos que se escandalizaram com a irreverência da produção. O ator Carlos Vereza, um dos mais fervorosos apoiadores do bolsonarismo, que vem atacando a memória de Marielle Franco e chama os sem-terra de terroristas, gravou um vídeo para atacar a produção, na qual conseguiu enxergar apenas “falta de respeito absoluta”.

O vídeo da câmera de segurança foi encaminhado à polícia civil pela produtora. Na gravação, foi identificada a placa da caminhonete que conduzia dois dos três autores do atentado. O terceiro, que estaria com o rosto descoberto e foi identificado, foge do local em uma moto.

Porchat, que está no México, afirmou que o ódio despertado pelo especial “diz muito mais sobre quem o repudia do que sobre nós. A homofobia é nítida. Para nós, do Porta dos Fundos, ser gay é uma característica como qualquer outra. A pessoa pode ser alta, baixa, branca, negra, gay, hétero. Para os homofóbicos, ser gay é xingamento. Aí é que mora o preconceito. Se não identificarmos esses terroristas, isso pode soar como um aval para que mais atentados sejam encorajados a acontecer. O país e o estado precisam mostrar que não aceitamos ataques violentos de qualquer espécie contra quem quer que seja. Contra o presidente, contra o Porta dos Fundos ou contra você”.

Comentários