JUSTIÇA

Escuta protegida será tema de seminário

O foco é prevenir a revitimização de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência
Da Redação / Publicado em 13 de maio de 2022

Escuta protegida de para crianças e adolescentes será tema de seminário

Foto: Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Arquivo Agência Brasil

Seminário sobre escuta protegida de crianças e adolescentes será realizado na segunda-feira, 16, no Auditório da Faculdade de Educação da Ufrgs, das 8h às 17h30min. O objetivo do evento é disseminar a Lei 13.431/17, cuja ideia surgiu de experiências no Rio Grande do Sul, mas que ainda é negligenciada por falta de conhecimento e meios.

O projeto é coordenado pelo Observatório de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes – OPPCA, pela Frente Parlamentar Mista de Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Desde 2017, quando foi aprovada, a Lei da Escuta Protegida, todas as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência devem receber atendimento que não produza maior dano do que aquele já sofrido.  Pela lei, provas e circunstâncias devem ser conhecidas e coletadas previamente, e sempre que possível as vítimas ser ouvidas uma só vez, evitando revitimização e exposição, com o uso de um protocolo e condições adequadas.

Palestrantes

Como palestrantes, estão convidados o desembargador do TJ/RS, José Antônio Daltoé Cezar, a  deputada federal Maria do Rosário Nunes coordenadora da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente e  autora da Lei 13.431, a professora  de Direito Ana Paula Motta Costa, Coordenadora do Observatório de Violência e Juventude da UFRGS, a Conselheira Tutelar Terezinha Vergo e o Conselheiro Tutelar Luciano Botelho, a presidenta do Conselho estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do RS, Lucia Flech e a delegada do DECA Eliana Parahyba Lopes. Haverá ainda um Workshop sobre a implantação da Lei da Escuta Protegida (Lei nº 13.431/2017) passo-a-passo, ministrado pela assistente social Marleci Hoffmeister, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do RS – CIJRS. A mediação será de Claudio Silva, coordenador do OPPCA.

Certificados

As formações, com certificados de participação emitidos pelas instituições de ensino copromotoras, destinam-se a profissionais da educação, assistência social, saúde e segurança pública, Conselhos Tutelares, Conselhos de Direitos, Ministério Público, Judiciário, entidades da área da infância, universitários e comunidade em geral. Já aconteceram na Serra (Bento Gonçalves) e Centro ( Santa Maria).

Os outros encontros serão na Região do Sinos, Região Metropolitana. Todos/as os/as participantes inscritos receberão um Guia elaborado pela Câmara Federal.

Informações pelo fone (51) 99536-4394 e o e-mail oppca2021@gmail.com, com a Coordenação do OPPCA.

 

 

Comentários