JUSTIÇA

Polícia civil captura líder de facção mais procurado do estado

Condenado a mais de 240 anos por tráfico e homicídios cumpria pena em prisão domiciliar, mas fugiu do país e, ao retornar, acabou preso no Pará
Por Gilson Camargo / Publicado em 27 de julho de 2023

Foto: Gabriel Centeno/ SSP

Sandro de Paula, aliado da facção “Os Manos”, foi capturado no Pará e chegou quarta-feira à noite em Porto Alegre

Foto: Gabriel Centeno/ SSP

Segundo criminoso na história prisional do Rio Grande do Sul a fugir da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) – o primeiro foi Cláudio Adriano Ribeiro, o Papagaio, em 2011 – e condenado a 243 anos de prisão pela justiça gaúcha, Sandro Alexandre de Paula, o Zoreia, 43 anos, foi capturado no Distrito de Mosqueiro, no Pará, numa operação que reuniu policiais civis dos dois estados, na última segunda-feira.

A prisão de um dos mais procurados líderes de facções que disputam os territórios do crime na Grande Porto Alegre e Vale dos Sinos foi divulgada na manhã desta quinta-feira, 27.

Em coletiva na sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), policiais comemoraram a captura do “homem considerado o foragido número 1 do Rio Grande do Sul”.

“A Polícia Civil está preparada para esse tipo de investigação e estamos focados em criminosos de alta periculosidade, especialmente os que estão fora do Estado ou do país. Nós seguiremos trabalhando para que nenhum criminoso desse tipo de periculosidade fique nas ruas”, afirmou a delegada Vanessa Pitrez, titular do Deic.

Facção dos Manos no Noroeste

Foto: Gabriel Centeno/ SSP

Sob forte esquema de segurança, Paula foi trazido a Porto Alegre após fuga espetacular pela Argentina, Bolívia e Paraguai

Foto: Gabriel Centeno/ SSP

Apesar de acumular condenações que somam quase 2,5 séculos de prisão por tráfico de drogas, furtos, roubos, homicídios, associação criminosa e para o tráfico, Paula estava em prisão domiciliar.

Em fevereiro deste ano, ele rompeu a tornozeleira eletrônica e deixou o estado. Ele é aliado da facção Os Manos e lidera uma base do grupo no Noroeste gaúcho, em uma estratégia cada vez mais agressiva de expansão das quadrilhas para o interior do estado.

A delegada explicou que as investigações revelaram que o criminoso havia saído do país, passando por Argentina, Bolívia e Paraguai.

Ele circulava por esses países próximos, mas, em algumas ocasiões específicas, retornava ao Brasil. Nos últimos dias antes da captura, Paula saiu do Paraguai, atravessou os estados do sul do Brasil e se refugiou no Pará.

“Diante disso, uma equipe da Decap viajou até Belém e, em continuidade às investigações, com apoio da Polícia Civil paraense, identificou que o foragido estaria em cidades próximas à capital. Foram realizadas diversas diligências, identificando veículos e possíveis locais frequentados por ele”, relatou Vanessa.

Cirurgia plástica no Paraguai

Foto: SSP/ Divulgação

Os delegados Gabriel Casanova (Decap), Fernando Sodré (Chefe de Polícia) e Vanessa Pitrez (Deic) concederam coletiva para detalhar a operação

Foto: SSP/ Divulgação

A prisão de Sandro de Paula ocorreu na Orla do Ariramba. Ele foi rastreado desde que entrara no município e estava no interior de um veículo estacionado na praia quando recebeu voz de prisão. Tentou fugir, mas foi contido e levado para a Delegacia do Distrito de Mosqueiro. O preso utilizava documentos falsos.

“Ele possui condenações e indiciamentos por tráfico de drogas, furtos, roubos, homicídios, associação criminosa, associação para o tráfico, e tem a base criminal no Noroeste do Rio Grande do Sul e associação com facção do Vale do Sinos. Ele tem cometido vários crimes graves, não só aqueles pelos quais foi condenado, mas também outros que estão em apuração. Então, para nós, foi uma prisão extremamente importante”, ressaltou o Chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré.

Sandro de Paula é conhecido ainda por fugas espetaculares e pelos disfarces que o líder de facção usa para enganar a polícia.

O delegado da Decap, Gabriel Casanova, destacou que, além de ser um especialista em fugas, ele deu trabalho aos policias por se esconder nos locais mais improváveis, o que exigiu uma atuação rápida dos agentes para efetivar a prisão.

“Durante nossa investigação, foi constatado que ele planejava fazer uma cirurgia plástica para dificultar sua localização. O procedimento seria feito no Paraguai”, revelou Casanova.

O preso foi transferido para o Rio Grande do Sul em um voo fretado e desembarcou em Porto Alegre na noite de quarta-feira, sob forte esquema de segurança montado na pista do aeroporto Salgado Filho.

Leia também:

Quem são as facções e por que estão em guerra em Porto Alegre

Disputa entre facções provoca nova onda de violência

Comentários