JUSTIÇA

Filho de Bolsonaro é indiciado por estelionato no Distrito Federal

Atualmente assessorando o governador de Santa Catarina, Jair Renan foi alvejado por investigações de polícia comandada por aliado do pai
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 16 de fevereiro de 2024

Foto: Redes Sociais

Foto: Redes Sociais

Jair Renan Bolsonaro e seu ex-sócio na empresa Jr Eventos e Mídia foram indiciados nessa quinta-feira, 15, por falsidade ideológica, uso de documentos falsos e lavagem de dinheiro.

De acordo com investigadores do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor) da Polícia Civil do Distrito Federal (DF), o filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Maciel Alves falsificaram dados do faturamento da empresa que foi criada em novembro de 2020 para usufruir de empréstimos bancários.

Com seu faturamento majorado para R$ 4,6 milhões, a empresa que durou três anos e três meses acabou dando calotes em instituições bancárias.

Um dos bancos, o Santander, conseguiu decisão favorável na Justiça do DF contra Jair Renan para o pagamento de uma dívida de R$ 360.241,11.

Desdobramento de operação que investigou Jair

A investigação que culminou com o indiciamento da dupla é um desdobramento da Operação Nexum que apura crimes de falsidade ideológica, associação criminosa, estelionato, falsificação e lavagem de dinheiro.

A Jr Eventos e Mídia foi fechada dias antes da operação da Polícia Civil do DF.

Na operação, o ex-sócio que também é instrutor de tiro de Jair Renan chegou a ser preso em agosto do ano passado.

Segundo a polícia, o núcleo investigado adulterava documentos para registrar e vender armas de fogo e promovia cursos de tiro através de empresas que estavam em nome de laranjas. Uma dessas empresas pertencia ao filho do ex-presidente.

Diante de uma polícia sob comando de um governador aliado de primeira hora de Jair Bolsonaro, analistas políticos veem ser difícil a utilização de discursos que falam em perseguição política até agora utilizado pelo clã Bolsonaro e seus apoiadores.

Comentários