MOVIMENTO

Arquiteto gaúcho e referência do movimento LGBT morre no Rio aos 52 anos

André Piva, natural de Caxias do Sul, radicado no Rio de Janeiro foi um dos pioneiros na luta pelo reconhecimento do casamento homoafetivo no Brasil
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 6 de agosto de 2020

 

André conviveu por 25 anos com o estilista Carlos Tufvesson. A união oficial só ocorreu em 2013 após uma batalha nos tribunais

Foto: Reprodução/Twitter

André conviveu por 25 anos com o estilista Carlos Tufvesson. A união oficial só ocorreu em 2013 após uma batalha nos tribunais

Foto: Reprodução/Twitter

André Festugato Piva, um dos pioneiros dos embates para o reconhecimento oficial às relações homoafetivas faleceu aos 52 anos de idade na noite da quarta-feira, 5 de agosto, vítima de leucemia. Nascido em Caxias do Sul, RS, Piva era arquiteto e radicado no Rio de Janeiro. No ano passado, ele foi escolhido para redesenhar os centros de atendimento à comunidade LGBT naquele Estado. Na ocasião,  elaborou um projeto sem custo para replicar instalações em diversos outros municípios fluminenses que ainda não possuíam o serviço.

André conviveu por 25 anos com o estilista Carlos Tufvesson. A união oficial só ocorreu em 2013 após uma batalha nos tribunais que foi acompanhada pela imprensa. Na época, apesar de decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) ao casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, um juiz carioca negou ao casal a conversão da união estável para o casamento oficial. O documento só foi emitido depois do julgamento de diversos recursos.

O companheiro de Piva, era Coordenador Especial da Diversidade Sexual da prefeitura do Rio de Janeiro. A luta do casal pelo reconhecimento do seu matrimônio os alçou a categoria de importantes ativistas da causa LGBT no país.

Repercussão

Muitos pesares e solidariedade à Carlos Tufvesson  foram manifestadas nas redes sociais pela morte de Piva.

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, declarou em seu Twitter: “Muito triste com o falecimento do amigo arquiteto André Piva. Meu carinho especial ao meu irmão querido Carlos Tufvesson”.

Hildegard Angel, colunista social e filha de Zuzu Angel, também usou a rede social para declarar o que chamou de nota triste: “Morreu ontem a noite, vítima de uma leucemia galopante diagnosticada domingo, o arquiteto carioca André Piva, nome nacional. Piva era casado com o estilista Carlos Alberto Tufvesson. O primeiro casamento gay com repercussão na grande mídia. Além de talentoso, legítimo”.

O arquiteto e urbanista Matheus Rezende registrou: “a arquitetura e a comunidade lgbtqia+ perde um grande mestre, André Piva. Obrigado por ser uma das minhas inspirações na arquitetura e por toda luta em prol dos direitos lgbtqia+. Vá em paz”.

Comentários