MOVIMENTO

Como participar do plebiscito das privatizações no RS

De 16 a 24 de outubro a votação ocorrerá de forma eletrônica e também em urnas fixas e itinerantes em todo o estado
Da Redação / Publicado em 15 de outubro de 2021
Plebiscito faz parte das atividades da Primavera da Democracia

Foto: CUT-RS/Divulgação

Plebiscito faz parte das atividades da Primavera da Democracia

Foto: CUT-RS/Divulgação

Entre os dias 16 e 24 de outubro ocorrerá a votação do Plebiscito Popular sobre as Privatizações no Rio Grande do Sul. De acordo com os organizadores, a atividade abre a Primavera da Democracia e surgiu após um período de debates e organização de comitês municipais e regionais. A votação poderá ser física, com cédulas e depositadas em urnas ou pela internet.

A consulta é uma iniciativa das centrais sindicais, federações e sindicatos de trabalhadores, movimentos sociais e partidos de esquerda. Não tem valor legal, mas tem grande importância política, pois é uma forma de ouvir a população e conhecer a sua opinião sobre a entrega ou não do patrimônio público.

A proposta surgiu em reuniões da CUT-RS, durante o processo de tramitação e aprovação de uma emenda constitucional na Assembleia Legislativa, que retirou a obrigatoriedade de fazer um plebiscito sobre a privatização do Banrisul, da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs).

A PEC 280 foi aprovada pelos deputados da base aliada do governador Eduardo Leite (PSDB), que já encaminhou projeto para autorizar a venda da Corsan e foi igualmente aprovado. Antes disso, o governo tucano já tinha acabado com o plebiscito para a venda da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Sulgás.

Everton Gimenis, vice-presidente da CUT-RS e um dos coordenadores do Plebiscito Popular

Foto: Comitê Estadual do Plebiscito Popular

Everton Gimenis, vice-presidente da CUT-RS e um dos coordenadores do Plebiscito Popular

Foto: Comitê Estadual do Plebiscito Popular

O vice-presidente da CUT-RS e um dos coordenadores do Plebiscito Popular, Everton Gimenis, explica que comitês regionais foram montados nos 27 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e nas principais cidades de cada região. Houve várias audiências públicas em câmaras municipais, além de reuniões organizativas. Também foram distribuídos milhares de panfletos e um gibi sobre o outro lado das privatizações.

“Agora estamos na reta final, onde os comitês estão fazendo a divulgação do plebiscito, falando o que está em jogo e mapeando os locais que serão pontos de votação. Além dos locais fixos, também teremos urnas itinerantes nas comunidades, nos bairros, em praças, na frente de colégios, nas portas de fábricas. Tudo para que a gente possa dar ao maior número de pessoas a chance de expressar a sua opinião sobre as privatizações”, apontou.

Foto: CUt/RS Divulgação

Conteúdo da cédula de votação

Foto: CUt/RS Divulgação

Como votar?

Os sindicatos e federações estão montando urnas nas sedes das entidades. Também serão disponibilizadas urnas itinerantes que passarão nos locais de trabalho, durante o período de votação. Poderão votar maiores de 16 anos, mediante apresentação de um documento de identidade com foto e assinatura na lista de votantes.

Para participar da votação on-line, é preciso acessar o site https://decidimrs.com.br , onde o usuário deve fazer um cadastro, informando nome, apelido, e-mail e senha.

Ao confirmar as informações, o internauta estará apto para participar da votação. O processo será aberto na plataforma a partir deste sábado, bastando informar o nome e o CPF.

Clique aqui para acessar o manual de votação.

O plebiscito era uma condição incluída na Constituição Estadual, em 2002, como forma de ouvir a população, após a onda de privatizações feitas pelo governador Antonio Britto (PMDB), que nunca mais foi reeleito.

Comentários