MOVIMENTO

Ação da Cidadania reassume protagonismo na luta contra a fome

Retrocessos da era Bolsonaro resultaram em 33 milhões de famintos e 60% da população com algum nível de insegurança alimentar
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 18 de julho de 2023

Foto: Ação da Cidadania/ Divulgação

Daniel de Souza, filho de Betinho e presidente da ONG Ação da Cidadania: “Andamos 30 anos para trás”

Foto: Ação da Cidadania/ Divulgação

A Ação da Cidadania completou, em abril deste ano, 30 anos de fundação, mas uma série de ações continuarão acontecendo até 24 de abril de 2024 para marcar a criação do movimento lançado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (1935-1997).

Nesta semana, foi apresentado o trabalho do artista plástico Vik Muniz, que recriou o rosto de Betinho com arroz e feijão dentro de um prato, símbolo do movimento. A imagem ilustrará a capa de livro dos 30 anos que deverá ser lançado em setembro.

“O dia 24 de abril é a data que a gente marca como o primeiro encontro, o pontapé inicial da Ação da Cidadania, mas tem bastante coisa acontecendo e vai acontecer. Tem a série sobre o Betinho na Globoplay, lançamos agora há pouco um clipe sobre o Natal Sem Fome de 2023, que começa em outubro, há também muitos projetos culturais e sociais sendo formatados. Tem bastante coisa”, enumera Daniel de Souza, presidente da Ação da Cidadania e filho do fundador.

Segundo ele, apesar do Brasil ter conseguido sair do Mapa da Fome da ONU em 2014, o país vivenciou um grande retrocesso a partir da queda de Dilma Rousseff.

O próprio site da ONG que inicialmente se chamava Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria deixa claro ao registrar: “Andamos 30 anos para trás”.

Se em 1993 Betinho mobilizou a sociedade para tirar 32 milhões de pessoas da fome, agora, segundo dados oficiais, há pelo menos 33 milhões de famintos no país.

Vítimas da pandemia e de Bolsonaro

São vítimas do período em que Jair Bolsonaro (PL) esteve no poder, quando a pobreza alcançou o seu pior nível desde o início da série histórica em 2012. O número geral de pobres subiu de 25,1% para 29,6% entre 2020 e 2021 e atingiu 62,9 milhões de brasileiros.

Outros dados mostram como a situação é dramática e como é importante movimentos como a Ação para a Cidadania.

De acordo com o Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia, sediado na Universidade Livre de Berlim, cerca de 125 milhões de pessoas no Brasil, quase 60% da população têm algum nível de insegurança alimentar hoje. Nesse grupo, em torno de 15%, ou seja, 30 milhões, são casos considerados graves.

A Ação da Cidadania

A publicação que terá a ilustração de Vik Muniz na capa para celebrar os 30 anos da Ação da Cidadania foi escrito por Plínio Fraga e Ana Redig. O livro destaca os cinco anos mais recentes de atuação da entidade, quando o Brasil voltou a integrar o Mapa da Fome.

Os recursos obtidos com a vendas será destinada à compra de cestas básicas que serão doadas para pessoas carentes.

Nos seus 30 anos de existência, a Ação da Cidadania já distribui mais 55 mil toneladas de alimentos, cerca de 275 milhões de pratos de comida e deu assistência para em torno de 6 milhões de famílias, 26,4 milhões de pessoas.

Só em 2021, pior ano da pandemia, a organização socorreu mais de 3 mil entidades beneficentes.

Comentários