POLÍTICA

Lula decreta intervenção federal em Brasília para punição exemplar aos terroristas

Presidente Lula afirma que vandalização de hoje no Distrito Federal é resultado das provocações “do genocida” (Jair Bolsonaro) que têm as tem estimulado, mas que tudo será apurado com muita rapidez
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 8 de janeiro de 2023

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Terroristas bolsonaristas invadem Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF, em Brasília, na tarde deste domingo, 8

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acaba de decretar intervenção federal na segurança pública no Distrito Federal.

“É preciso que essas pessoas sejam punidas de maneira exemplar”, disse o presidente diretamente de Araraquara (SP), cidade que visita devido a calamidade pública causada por fortes chuvas.

Para Lula, a medida tem o objetivo de garantir a ordem e identificação e punição de todos os que vandalizaram as sedes dos Três Poderes neste domingo, 8.

Prisão em flagrante dos terroristas

Logo após, a Advocacia Geral da União encaminhou petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) para uma série de medidas. Entre elas, a prisão em flagrante dos terroristas envolvidos nos atos e do secretario de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, exonerado pelo governador Ibaneis Rocha nesta tarde. Torres é ex-ministro da Justiça do Bolsonaro.

A interdição de todos os ônibus que foram em caravana para Brasília para a promoção da arruaça golpista também é uma das medidas.

Para o presidente os arruaceiros que foram estimulados e financiados para ir para Brasília durante a última semana podem ser chamados de nazistas e fascistas.

Lula ainda fez uma comparação ao disser que a esquerda nunca protagonizou um episódio similar a este no Brasil mesmo diante de toda a perseguição que sofreu durante a história do Brasil.

“Eles vão perceber que a democracia garante direito de liberdade, livre expressão, mas ela também exige que as pessoas respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia”, disse Lula ao ler sua determinação que ficará em vigor até o fim de janeiro.

Invasões foram anunciadas

No momento em que leu seu decreto, Lula fez duras crítica à polícia do Distrito Federal. No entendimento do presidente “houve incompetência ou má-fé”.

Os próprios serviços de inteligência do governo do DF relataram a movimentação.

Há pelo menos uma semana, o oferecimento de ônibus, estadia e alimentação estava sendo oferecido nas redes sociais promovidas pela minoria que quer questionar as instituições nacionais.

Imagens de TV mostram bolsonaristas sendo praticamente escoltados pela PM do DF até os seus alvos, o Palácio do Planalto e as sedes do Congresso Nacional e do STF.

Segundo o fotógrafo da Folha de São Paulo, Pedro Ladeira, “tinha gente com picareta arrancando pedras da praça dos Três Poderes”. Ladeira foi agredido e teve seu equipamento danificado para que não fizesse imagens dos arruaceiros.

Entre o saldo da ação golpista que já foi debelada, vitrais e mobiliário histórico do Congresso depredados, um princípio de incêndio no Salão Verde da Câmara dos Deputados; no STF, a porta do ministro Alexandre de Moraes foi arrancada e exibida como troféu pelos vândalos.

Comentários