SAÚDE

Cartórios registram redução de mortes de idosos vacinados e aumento de óbitos por covid-19 na população dos 20 aos 59 anos

Entre os já imunizados houve queda de 61% nas mortes dos 90 aos 99 anos, de 63% dos 80 a 89 anos e de 3% entre os que têm entre 70 e 79. Já os óbitos dos 40 aos 49 anos aumentaram 97%
Da Redação / Publicado em 22 de abril de 2021
Mais impactada pela pandemia, a faixa dos 40 aos 49 anos já responde por 10,5% do total de mortos

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Mais impactada pela pandemia, a faixa dos 40 aos 49 anos já responde por 10,5% do total de mortos

Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil

Levantamento da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), entidade representativa dos cartórios de registro civil no país, mostra que houve uma redução de 61% nas mortes de pessoas das faixas etárias entre 90 e 99 anos; de 63% entre aquelas de 80 a 89 anos; e de 3% entre os que têm entre 70 e 79 anos. A queda nos óbitos entre os idosos – e o aumento da letalidade da covid-19 entre pacientes dos 20 aos 59 anos de idade – foi constatada por meio da comparação entre a média de óbitos dos grupos desde o início da pandemia e os primeiros 15 dias do mês de abril deste ano, em todo o país.

Os idosos da faixa etária entre 90 e 99 anos representavam, em média, 6,6% do total de mortos pela covid-19 desde o início da pandemia. Em março, já com os primeiros reflexos da vacinação para esta idade, passaram a representar 3,5% dos óbitos e, nos primeiros dias de abril, 2,5% do total de falecimentos.

A faixa entre 80 e 89 anos, passou de uma média de 24,7% do total de mortos para 15,2% em março, e para 9,1% em abril. Já os óbitos entre a população de 70 a 79 anos que, em muitos estados, acabou de receber a 2ª dose da vacina, passou de uma média 25,4% do total de óbitos para 24,6% em abril, dando início a uma redução.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos cartórios de registro civil do país, administrada pela Arpen-Brasil, cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

“O Portal da Transparência do Registro Civil permite que possamos ver com transparência os dados sobre o registro de óbitos ao longo da pandemia, o que faz com que possamos observar que com a vacinação há essa redução nos óbitos de idosos, e o crescimento nas mortes da população mais jovem”, aponta o presidente da Arpen/RS, Sidnei Hofer Birmann.

Maior letalidade entre os mais jovens

Se no começo da pandemia, as pessoas dos 60 aos 89 anos de idade eram aquelas que proporcionalmente mais vinham a óbito causado pelo novo coronavírus no RS, esse cenário começa a se alterar com o aumento proporcional de mortes entre pessoas de faixa etária mais jovem, que vão dos 20 aos 59 anos. A mudança teve início em fevereiro, com aumento em março, que se mantém nos primeiros dias de abril.

Os óbitos de pessoas com idades entre 20 e 29 anos, que até o mês de março representavam, em média, 1% dos falecimentos por covid, passaram a ser quase 1,2% em abril, o que representa um crescimento de 77% no número de mortes nesta faixa etária em relação à média do período. Já a quantidade de óbitos de pessoas entre 30 e 39 anos, que representavam, em média, 3% das mortes, subiu em abril para 4,2%, crescimento de 38% no número de mortes por covid-19.

A faixa de pessoas entre 40 e 49 anos é a mais afetada pelo aumento no número de falecimentos causados pela nova fase da pandemia. Até janeiro de 2021, representava 4,9% dos óbitos pela doença. Em fevereiro passou para 7,2%; em março, 8,6%, e; nos primeiros dias de abril, já respondia por 10,5% do total de mortos. Em relação à média de óbitos desde o início da pandemia, esta faixa etária, que representava 5% dos óbitos, deu um salto, com aumento de 97% do número de mortes nos primeiros dias de abril em relação à média.

Também bastante afetada pela covid-19 nesta segunda onda da pandemia, a população com idade entre 50 e 59 anos representava, em média, 10% do total de mortes pelo novo coronavírus no primeiro ano completo da pandemia. Em fevereiro deste ano passou a representar 10,8%, em março subiu para 15,3% e, nos primeiros dias de abril, já representava 18,3% do total de mortos por covid-19, um aumento de 76% no número de óbitos pela doença.

Começando agora a entrar no calendário de vacinação do estado, a população entre 60 e 69 anos segue sendo afetada pela pandemia. Até março de 2020 esse recorte representava, em média, 21,6% dos óbitos por covid no RS. Este número vem subindo nos últimos meses, passando para 25,7% em março e 29% na primeira quinzena de abril, o que representa um aumento de 33% nos óbitos causados pela doença.

Comentários