SAÚDE

Fundação Ecarta lança livro-reportagem sobre principais problemas na doação e transplante de órgãos

Publicação traz depoimentos de profissionais da Saúde envolvidos na captação de órgãos, de transplantadores e de transplantados; mostra a importância das redes de apoio e revela os gargalos do sistema
Da Redação / Publicado em 28 de novembro de 2023
Fundação Ecarta lança livro-reportagem sobre principais problemas na doação e transplante de órgãos

Foto: Igor Sperotto

O sistema de transplantes de órgãos no Brasil é um dos mais eficientes do mundo, mas se ressente de limitações na fase de captação e principalmente na baixa conscientização da sociedade sobre a importância da doação

Foto: Igor Sperotto

A Fundação Ecarta lança nesta quinta-feira, 30, às 19h, o livro-reportagem Corrida contra o tempo – O que compromete a doação de órgãos e a eficiência do sistema de transplantes no Brasil (Carta Editora, 248 p.), com reportagens dos jornalistas Flávio Ilha, Marcia Anita, Stela Pastore e Valéria Ochôa e fotografia de Igor Sperotto.

O médico Valter Duro Garcia, uma das maiores referências em transplantes do país, assina o prefácio da publicação.

“O Brasil, mesmo tendo um sistema considerado bem consolidado e regulado, ainda está longe de garantir aos milhares de pacientes em lista de espera, de Norte a Sul do país, o acesso a essa contribuição da ciência e da medicina”, afirma a jornalista Valéria Ochôa, coordenadora do projeto editorial da Fundação Ecarta. São mais de 41 mil pessoas em lista, conforme o Ministério da Saúde.

Segundo Valéria Ochôa, a disparidade nas estruturas entre as regiões do país é gritante. “São diferenças que resultam no crescimento insuficiente das doações de órgãos, em elevados índices de recusa familiar para a doação e em baixo índice de notificações de morte encefálica. Sem doação, não há transplante, mais pacientes morrem na lista de espera. Outros sequer entram em lista”, completa.

Fundação Ecarta lança livro-reportagem sobre principais problemas na doação e transplante de órgãos

Foto: Igor Sperotto

Os transplantes de órgãos e tecidos no país são assegurados pelo SUS e contam com uma ampla rede de hospitais e equipes transplantadoras

Foto: Igor Sperotto

Rio Grande do Sul, do pioneirismo à estagnação

A reportagem analisa particularmente a situação do Rio Grande do Sul – estado pioneiro na área de transplantes e um dos maiores transplantadores do país, mas que na última década estagnou na doação de órgãos, perdendo a liderança para estados com menos tradição, como Santa Catarina, Paraná e Ceará.

O livro apresenta as experiências de sucesso em doação de órgãos dos estados de Santa Catarina e do Paraná e dos países da Espanha e Estados Unidos – dois modelos referências; a realidade dos bancos de tecidos; o protagonismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul para a definição de um plano estadual para o Rio Grande do Sul e a organização da sociedade civil para conscientizar a sociedade e qualificar o Sistema.

Projeto Cultura Doadora

Fundação Ecarta lança livro-reportagem sobre principais problemas na doação e transplante de órgãos

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A proposta do livro-reportagem surgiu no âmbito do projeto Cultura Doadora, mantido pela Fundação Ecarta há 11 anos para contribuir na formação de uma cultura de solidariedade e de uma atitude proativa para a doação de órgãos e tecidos, bem como na qualificação da infraestrutura de atendimento à saúde no Rio Grande do Sul.

“Nesta extensa trajetória de relação com o universo da doação e dos transplantes, não foram poucos os relatos de frustação e contrariedade de famílias que sequer foram abordados para uma eventual doação de órgãos ou tecidos de familiar falecido. Ou abordados de forma equivocada, revelando, além da falta de infraestrutura, o despreparo profissional para a concretização de uma potencial doação para transplante”, explica Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta.

“Nossa atuação é criteriosa para aflorar nas instituições e na sociedade a mobilização necessária para vitalizar o processo de doação e transplante”, completa.

Serviço:

Lançamento do livro: Corrida contra o tempo – O que compromete a doação de órgãos e a eficiência do sistema de transplantes no Brasil (Carta Editora, 2023, 248 p.).
Data: 30 de novembro, quinta-feira, 19h
Local: Fundação Ecarta (Avenida João Pessoa, 943 – Porto Alegre).

Comentários