SAÚDE

Livro sobre doação de órgãos e transplantes tem lançamento em Caxias do Sul

“Corrida contra o tempo” reúne depoimentos de equipes transplantadoras, famílias doadoras e investiga os principais problemas do sistema de doação e transplante de órgãos no RS e no Brasil
Da Redação / Publicado em 11 de março de 2024

Foto: Igor Sperotto

Urgência e sensibilidade do tema dos transplantes e o contexto da doação de órgãos no país são temas abordados com profundidade no livro-reportagem

Foto: Igor Sperotto

Resultado de uma investigação que reuniu quatro jornalistas, o livro-reportagem aprofunda a apuração de dados sobre a sensível questão da doação de órgãos e mostra como funcional os sistema no estado e no país. No Brasil, os transplantes são realizados pelo sistema público de saúde, o SUS. Atualmente há cerca de 60 mil pessoas em lista de espera por transplante, sendo mais de 2,5 mil no RS.

O livro Corrida contra o tempo – O que compromete a doação de órgãos e a eficiência do sistema de transplantes no Brasil (Carta Editora, 248 p.), com reportagens dos jornalistas Flávio Ilha, Marcia Anita, Stela Pastore e Valéria Ochôa e fotografia de Igor Sperotto, tem lançamento no dia 13 de março, quarta-feira, às 18h, na livraria Zarabatana, rua Luiz Antunes, 312, em Caxias do Sul.

Para todos os públicos

Livro sobre doação de órgãos e transplantes tem lançamento em Caxias do Sul

Capa: Reprodução

Obra reúne depoimentos de equipes transplantadoras, famílias doadoras e investiga os principais problemas do sistema de doação e transplante de órgãos no RS e no Brasil

Capa: Reprodução

Com uma linguagem jornalística, acessível aos diversos públicos, a publicação mostra a importância das redes de apoio e revela os gargalos que impedem avanços nos transplantes. São depoimentos contundentes de pacientes, familiares e profissionais da saúde envolvidos nas diversas etapas do transplante, com esclarecimentos sobre questões controversas, como o conceito de morte encefálica, condição única para que ocorra efetivamente a doação de múltiplos órgãos.

O livro-reportagem também traz informações confiáveis, por meio de entrevistas com especialistas veteranos da área de transplantes, para desfazer mitos em torno do tema. Um desses profissionais é o médico Valter Duro Garcia, uma das maiores referências em transplantes do país, que assina o prefácio da publicação.

“O Brasil, mesmo tendo um sistema considerado bem consolidado e regulado, ainda está longe de garantir aos milhares de pacientes em lista de espera, de Norte a Sul do país, o acesso a essa contribuição da ciência e da medicina”, afirma a jornalista Valéria Ochôa, coordenadora do projeto editorial da Fundação Ecarta.

Segundo Valéria Ochôa, a disparidade nas estruturas entre as regiões do país é gritante. “São diferenças que resultam no crescimento insuficiente das doações de órgãos, em elevados índices de recusa familiar para a doação e em baixo índice de notificações de morte encefálica. Sem doação, não há transplante, mais pacientes morrem na lista de espera. Outros sequer entram em lista”.

Transplantes no RS

A reportagem analisa particularmente a situação do Rio Grande do Sul – estado pioneiro na área de transplantes e um dos maiores transplantadores do país, mas que na última década estagnou na doação de órgãos, perdendo a liderança para estados com menos tradição, como Santa Catarina, Paraná e Ceará.

O livro relata experiências de sucesso em doação de órgãos dos estados de Santa Catarina e do Paraná e dos países da Espanha e Estados Unidos – dois modelos referências; a realidade dos bancos de tecidos; o protagonismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul para a definição de um plano estadual para o Rio Grande do Sul e a organização da sociedade civil para conscientizar a sociedade e qualificar o Sistema.

Projeto Cultura Doadora

A proposta do livro-reportagem surgiu no âmbito do projeto Cultura Doadora, mantido pela Fundação Ecarta há 12 anos para contribuir na formação de uma cultura de solidariedade e de uma atitude proativa para a doação de órgãos e tecidos, bem como na qualificação da infraestrutura de atendimento à saúde no Rio Grande do Sul.

“Nesta extensa trajetória de relação com o universo da doação e dos transplantes, não foram poucos os relatos de frustação e contrariedade de famílias que sequer foram abordados para uma eventual doação de órgãos ou tecidos de familiar falecido. Ou abordados de forma equivocada, revelando, além da falta de infraestrutura, o despreparo profissional para a concretização de uma potencial doação para transplante”, explica Marcos Fuhr, presidente da Fundação Ecarta.

“Nossa atuação é criteriosa para aflorar nas instituições e na sociedade a mobilização necessária para vitalizar o processo de doação e transplante”, completa.

SERVIÇO
Lançamento do livro Corrida contra o tempo – O que compromete a doação de órgãos e a eficiência do sistema de transplantes no Brasil (Carta Editora, 2023, 248 p.).
Data: 13 de março, quarta, às 18h.
Local: Rua Luiz Antunes, 312 – bairro Panazzollo –  Caxias do Sul/RS.

Comentários