CULTURA

Conversas com Noam Chomsky

Livro 11 de Setembro reúne entrevistas do escritor e professor a partir do atentado terrorista de 2001 em Nova Iorque
Por César Fraga / Publicado em 13 de março de 2002

Not available

O intelectual norte-americano faz severas críticas à política externa de seu país

Not available

Quem não esteve no Fórum Social Mundial ou esteve e não conseguiu vencer o acotovelamento para assistir a palestra de Noam Chomsky não se desespere.

Todas as recentes entrevistas do renomado escritor e professor de linguística no Massachussets Institute of Tecnology (MIT), nos EUA, e severo crítico das políticas norte-americanas para o mundo estão disponíveis no livro 11 de Setembro (Bertrand do Brasil).

São questionamentos feitos por diversos jornalistas do mundo inteiro a partir dos episódios ocorridos em 11 de setembro do ano passado, quando as torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque, foram derrubadas.

São 141 páginas de perguntas respondidas por Chomsky durante o mês, em que se seguiram aos atentados.

Veja alguns extratos do livro de Noam Chomsky

“Durante os últimos séculos, os Estados Unidos exterminaram as populações indígenas (milhões de pessoas), conquistaram a metade do México (na verdade territórios indígenas mas isso já é outra questão), intervieram com violência nas regiões vizinhas, conquistaram o Havaí e as Filipinas (matando centenas de milhares de filipinos) e, nos últimos cinquenta anos, particularmente valeram-se da força para impor-se à boa parte do mundo. O número de vítimas é colossal. Pela primeira vez as armas voltaram-se contra nós”.

“Os atentados terroristas, por sua atrocidade, são um presente para os mais inflexíveis e repressores elementos de todas as facções e, com certeza, serão explorados – de fato já o foram – para acelerar o cronograma de militarização, arregimentação e revisão dos programas sociais democráticos, além de favorecer a transferência de riqueza para segmentos restritos e solapar a democracia em todas as suas formas relevantes.”

Comentários