EDUCAÇÃO

Urcamp aguarda desempate na eleição para a reitoria

Em pleito disputado perícia definirá desempate nas eleições para escolher quem ficará à frente da Urcamp até 2026
Por César Fraga / Publicado em 2 de setembro de 2022
Urcamp elege reitoria que ficará até 2026

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)

Apuração dos votos ocorreu no Campus Central, em Bagé

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)

Na noite desta sexta-feira, 2 de setembro, foi concluída a apuração dos votos da eleição para a reitoria do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp). O pleito escolhe também os membros do Conselho Diretor da Fundação Attila Taborda (FAT), mantenedora da Urcamp para os próximos quatro anos. Votaram estudantes, funcionários e professores.

O resultado, até o fechamento desta matéria às 19h30, registrava alegado empate técnico entre as duas chapas. Pela contagem a Chapa 1 teria vencido o pleito com pequena diferença de votos. Porém, informações que chegaram até a redação dão conta de que seria feita uma perícia para validar o resultado. A Comissão Eleitoral permanecia a portas fechadas na reitoria a espera de um perito. O desempate deve ocorrer ao longo da semana.

A chapa que sairia vencedora do pleito é encabeçada pelos professores Antônio Evanhoé Ferreira de Souza Sobrinho (reitor) e Guilherme Cassão Marques Bragança (vice-reitor).

A Chapa 2, que teria sido derrotada, é liderada por Lia Maria Herzer Quintana (reitora) e Derli João Siqueira (candidato a vice-reitor). Lia busca a reeleição para seu quarto mandato à frente da Universidade.

O pleito ocorreu no dia 1º de setembro simultaneamente nos cinco campi da instituição (Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel e Santana do Livramento), das 8h às 22h, com a participação de professores, funcionários e alunos.

A apuração do resultado ocorreu nesta sexta-feira, 2, após o transporte das urnas até o campus central em Bagé. A conferência dos votos só iniciou à tarde, após a candidata da Chapa 2 levantar suspeitas sobre os lacres nas urnas de uma das unidades e mediante acordo entre as duas chapas, mediado por advogados e pela comissão eleitoral.

A posse da nova reitoria será no dia 12 de dezembro, para comandar a Instituição a partir de 1º de janeiro de 2023 até o ano de 2026.

Sistema de votação da Urcamp

Após a comissão eleitoral propor voto eletrônico on-line, a Chapa 1 arguiu incompatibilidade com o estatuto da FAT e a eleição foi realizada em sistema híbrido de votação, com possibilidade de voto em trânsito, porém com urnas físicas e cédulas em papel.

Quem é quem nas chapas

Chapa 1 – Renovação por uma Urcamp para todos – Aos 43 anos, o professor Antônio Evanhoé Sobrinho busca, pela primeira vez, comandar a gestão do Centro Universitário da Região da Campanha. Atualmente, é coordenador do curso de Educação Física, graduação na qual está inserido no corpo docente desde 2010. Por formação, é graduado como professor de Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (2002), Mestre em Desporto para Crianças e Jovens pela Universidade de Portugal (2008) e Doutor em Educação Física pela UFPel (2019). Candidato a vice, Guilherme Cassão Marques Bragança tem 32 anos. É coordenador dos Cursos de Farmácia e Biomedicina. É Bacharel em Farmácia (Currículo Generalista) pela Urcamp (2013), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2016) e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2020), ambos pela UFPel. Entre 2019 e 2020 foi editor da Revista Científica da Saúde Professor, onde faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Farmácia e Biomedicina. É membro do grupo técnico de Trabalho de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmàcia do Rio Grande do Sul.

Chapa 2 – Credibilidade e inovação para uma Urcamp viva – Aos 61 anos, Lia Quintana pretende dar sequência ao seu trabalho na gestão da Urcamp. Com 33 anos de docência na Instituição de Ensino Superior, com atuação nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura, busca ser reeleita para um quarto mandato como reitora. Por formação, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), Especialização em Estruturas de Concreto Armado (1990) e em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul (2014), além de Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente, além de reitora da Urcamp, preside o Conselho das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e o Corede Campanha. Candidato a vice, Derli João Siqueira Silva tem 59 anos. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1984), mestrado em Zootecnia (1990) e doutorado em Agronomia (2015), ambos também pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). De julho de 2008 até janeiro de 2017 exerceu a presidência da Fundação Attila Taborda. Também foi diretor do Centro de Ciências Rurais e coordenador do Curso de Agronomia.

Lei também

Eleições na Urcamp: oposição questiona o voto eletrônico

Polêmicas marcam as eleições para a Reitoria da Urcamp

Comentários