EDUCAÇÃO

Posse da nova reitoria da Urcamp e denúncia na polícia

Depois da acalorada disputa eleitoral e judicial, Lia Quintana entrega o cargo ao novo reitor um dia depois que professor e funcionário deram queixa na polícia por agressão
Por César Fraga / Publicado em 1 de dezembro de 2022
Posse da nova reitoria da Urcamp e denúncia na polícia

Foto: Sinpro/RS/Regional Bagé

Cerimônia de posse e passagem de cargo na manhã do dia 1° de dezembro

Foto: Sinpro/RS/Regional Bagé

Na manhã desta quinta-feira, 1º de dezembro, tomaram posse o novo reitor e vice-reitor do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), em Bagé. Depois de dois meses de disputa judicial e trocas de farpas, após a vitória da Chapa 1 nas eleições ocorridas em outubro, finalmente a ex-reitora, Lia Quintana, da Chapa 2, derrotada nas urnas por pequena margem, deu posse ao novo reitor Antônio Evanhoé de Souza Sobrinho e ao vice-reitor Guilherme Cassão Marques Bragança.

Eles ficarão à frente da gestão da Urcamp de 2023 a 2026, quando ocorrerá novo processo eleitoral para a reitoria e para o Conselho da Fundação Áttila Taborda (FAT), mantenedora do Centro Universitário.

Caso de polícia às vésperas da posse

Se nos últimos meses a Urcamp figurou as manchetes por conta das idas e vindas nos tribunais para decidir qual chapa teria ganhado as eleições, agora, desta vez a sucessão virou caso de polícia. A Urcamp não frequentava as páginas policiais desde os tempos de Morvan Ferrugem, na reitoria, e do escândalo no campus de Alegrete, envolvendo até mesmo a Polícia Federal. Desta vez não é para tanto. Trata-se de um suposto rompante da ex-reitora, às vésperas de entregar o cargo, contra dois funcionários vinculados à transição.

De acordo com o Jornal Folha do Sul, de Bagé, no último dia 30 de novembro dois funcionários da Urcamp registraram ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) de Bagé, contra a Reitora da instituição, a professora Lia Maria Herzer Quintana.

Trata-se de um professor de 55 anos e um jornalista de 26 anos, que fazem parte da equipe de transição da nova reitoria. Eles alegam terem sido interpelados violentamente por Lia na tarde da terça-feira, 29. Ao jornal local, a Reitora negou as acusações e a universidade preferiu não se manifestar.

Conforme o Boletim de Ocorrência, ambos estavam com uma reunião agendada com o responsável pela assessoria de comunicação e marketing da gestão que encerrou na manhã desta-quinta, quando a reitora entrou na sala em que eles estavam e disse ao jornalista para “sumir” dali. “Tu vem aqui dia primeiro”, teria dito a ex-reitora. O jornalista afirmou à polícia que Lia o teria segurado pela camiseta, além de expulsá-lo da sala, arrastando-o pela camisa, que acabou rasgada.

Gritos e puxões de cabelo

Ele ainda relatou que Lia pegou sua mochila e ameaçou jogar seus pertences pelas escadas, e a ele próprio. Conta também que a ex-reitora chegou a pegar o seu notebook  e que só devolveu quando o jornalista disse que o equipamento era dele e não da Urcamp. Na sequência, a Reitora teria dito também para o professor “desce agora, sai daqui”, momento em que teria agredido o professor.

Ao jornal Folha do Sul, o professor afirmou que foi pego pela nuca, pelo cabelo, durante as agressões e que ficou abalado com o episódio e por isso irá tomar medidas legais. “Quando estava descendo as escadas, ela me pegou pela nuca, pelo meu cabelo, e começou a me sacudir. Eu não sei quais eram as reais intenções dela, além de querer me machucar”, contou o docente.

Leia também:

Justiça mantém vitória da Chapa 1 na Urcamp

Justiça diz que Conselho da Urcamp não pode decidir eleição

 

Comentários