EDUCAÇÃO

Metodistas convocam coordenadores para anunciar fechamento do IPA

Centenário, de Santa Maria, também deverá encerrar atividades. Método utilizado segue modelo da Rede Metodista em outras de suas instituições. Sinpro/RS convoca reunião para segunda-feira, 7
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 5 de agosto de 2023
Cyrela arremata área e prédios ociosos do IPA em leilão

Foto: Igor Sperotto

Em março deste ano, o grupo Cyrela arrematou área e prédios ociosos do IPA em leilão

Foto: Igor Sperotto

Coordenadores e funcionários do Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre, RS, foram chamados nessa sexta-feira, 4, para receber uma informação que já circulava à boca pequena em suas redes de contato.

Por decisão vinda da direção central da Rede Metodista, de São Paulo, a Instituição, que remonta ao Porto Alegre College, fundada em 1923, encerrará definitivamente suas atividades da educação superior.

Apesar de procurada por mais de um contato e via assessoria de imprensa, a Instituição ainda não se pronunciou.

Extra Classe, no entanto, checou a informação com diversas fontes. Está para ser confirmado ainda a possibilidade de uma manifestação da reitora, Vera Maciel, na segunda-feira, 7, à comunidade acadêmica.

“Infelizmente sim, é real. Minha sobrinha me informou agora que os alunos foram chamados para uma reunião na segunda-feira para direcioná-los”, disse uma das fontes consultadas.

Há indicação também que outra instituição deverá ser fechada pela Rede Metodista, a tradicional Faculdade Centenário, de Santa Maria.

Segundo informações que chegaram a professores, no IPA, o segundo semestre deste ano será o último e somente para alunos que estiverem concluindo suas graduações.

Os demais serão orientados a buscar transferência para instituições como PUC e Ulbra.

Também, a Rede Metodista, para evitar custos com desligamentos, pretende manter os docentes com carga horária reduzida.

Método padrão na Rede Metodista

O processo de encerramento das atividades do IPA segue à risca o procedimento da Rede Metodista em outras de suas instituições.

Em fevereiro de 2021, a mantenedora anunciou o fechamento dos cursos de ensino superior em três campi da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

A justificativa dada foi busca o equilíbrio financeiro e retomada do crescimento.

Os alunos receberam comunicados por e-mail informando a decisão e solicitando seu comparecimento à universidade para detalhar as “soluções alternativas”.

Sindicato de Professores convoca reunião urgente

Marcos Fuhr, diretor do Sindicato do professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS), disse que a entidade foi surpreendida ontem à noite com os rumores e agora, confirmando o que afirmou ser um total desrespeito, irá realizar reunião urgente para discutir a situação e as perspectivas dos professores.

Será no final da tarde da próxima segunda-feira, 7, de forma virtual.

“É muito aparente a pretensão deles em não honrar os seus compromissos rescisórios com seu professores”, protestou Fuhr.

O jornalista Leo Nuñez, ex-professor da extinta faculdade de jornalismo do IPA, diz não ter se surpreendido com a ação.

“Já tentaram outras vezes fechar”, diz ele que tem uma visão muito crítica da mantenedora.

“Não cumprem nada que prometem. Não tem honra”, afirma ao se referir ao pagamento de R$ 10 mil para professores que foram demitidos durante o processo de Recuperação Judicial do IPA e que está previsto até dezembro deste ano.

Segundo Nuñez, “tem gente que precisa muito desse dinheiro e, para fazer uma média, eles disseram que iam pagar até março, depois passou para abril, maio; juraram de pés juntos que seria em junho e nada. Estão empurrando com a barriga até dezembro”, conclui.

Leia também

Pegos de surpresa, professores e alunos relatam desrespeito e clima de caos no IPA
Alunos do Centro Universitário Metodista IPA relatam postura desrespeitosa da instituição. Em reunião com Sinpro/RS, mantenedora se esquiva de assumir o encerramento das atividades.

Cyrela arremata área e prédios ociosos do IPA em leilão

Área do IPA vai a leilão, mas faculdade seguirá operando

Comentários