JUSTIÇA

Parlamentares do PSol acionam MPRS contra Bibo Nunes

Em vídeo que viralizou nas redes sociais, parlamentar do PL ataca universitários de Pelotas e Santa Maria e sugere: deviam ser ‘queimados vivos’
Da Redação / Publicado em 21 de outubro de 2022

Imagem: Facebook/ Reprodução

O deputado bolsonarista Bibo Nunes, que não se reelegeu, ofende e ameaça estudantes das federais em video

Imagem: Facebook/ Reprodução

A deputada federal Fernanda Melchionna e a deputada estadual Luciana Genro, além do vereador de Pelotas, Jurandir Silva, e da liderança do PSol de Santa Maria, Alice Carvalho, acionaram o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) contra o deputado federal Bibo Nunes (PL).

Em um vídeo divulgado em suas redes sociais no dia 9 de outubro, o parlamentar bolsonarista atacou estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Na gravação, Nunes reage a um protesto estudantil qualificando os universitários das federais como “drogados” e afirma que eles, assim como em um filme no qual estudantes “queimaram vivos dentro de pneus”, “é isso que esses estudantes alienados filhos de papai, que têm grana, merecem” merecem ser queimados vivos”.

Sem mencionar a tragédia da boate Kiss, as afirmações acabaram associadas ao incêndio em Santa Maria, em 2013, que provocou a morte de 242 jovens, dos quais 107 eram estudantes.

A representação das lideranças do PSol foi protocolada na Promotoria de Justiça Regional de Santa Maria e solicita que o MP ingresse com uma ação civil pública contra Bibo Nunes, requisitando “pagamento de dano moral coletivo infligido contra o conjunto de estudantes da UFSM.

A ação pede ainda que a indenização seja estendida “à população do município de Santa Maria que, por meio de sua fala, foi obrigada a revisitar as dores da tragédia de 2013, bem como à UFSM, as famílias atingidas direta ou indiretamente pela tragédia da Boate Kiss (“a quem a fala do representado acabou por fazer referência, ainda que indireta”) e a todo o estado do Rio Grande do Sul, que ainda hoje lamenta as mortes da tragédia de 2013”.

A representação solicita também que o deputado federal seja obrigado a pedir desculpas, nominalmente, a todas as coletividades ofendidas por seu pronunciamento.

Luciana Genro classificou Bibo Nunes de “desqualificado” e disse que suas falas revelam que ele “é um fascista desesperado porque foi um fracasso nas eleições”. Já Fernanda Melchionna disse se tratar de uma “fala fascista”. “O discurso de ódio e a propagação da violência extrema não serão tolerados”, avisou.

Comentários