JUSTIÇA

Filho de brasileiros, deputado trumpista é detido pela justiça dos Estados Unidos

Republicano George Santos responde a 13 processos por fraude, lavagem de dinheiro, desvio de verbas públicas e por mentir no parlamento
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 10 de maio de 2023

Foto: Facebook/ Reprodução

O trumpista Santos, que responde a 13 processos, se entregou à Justiça dos EUA

Foto: Facebook/ Reprodução

George Santos, o republicano defensor de Donald Trump e que apoiou a tentativa de reeleição de Jair Bolsonaro no Brasil se entregou por volta das 9h (10h pelo horário de Brasília) desta quarta-feira, 10, à Justiça dos Estados Unidos.

Filho de brasileiros, o trumpista se tornou notícia e passou a ser investigado por autoridades daquele país depois de revelada uma série mentiras que ele divulgou para se eleger ao Congresso norte-americano no ano passado.

No momento o parlamentar está sob custódia do Tribunal Federal de Long Island, em Nova York. Segundo informações do jornal New York Times, uma audiência sobre o seu caso deve ocorrer na quinta-feira, 11.

Santos é acusado de 13 crimes. Sete processos envolvem fraude, três são por lavagem de dinheiro, dois por mentir perante o Congresso e um por desvio de recursos públicos.

Ele se tornou o primeiro republicano assumidamente gay eleito para a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos.

Inicialmente, as denúncias apontaram que ele falsificou sua biografia.

Entre diplomas em instituições de ensino nas quais ele nunca estudou e uma fictícia carreira de sucesso em grandes corporações do sistema financeiro, a única verdade acabou sendo os indícios de um grande esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro descoberto pelo judiciário.

Uma série de pedidos por sua renúncia tomou conta de sua jurisdição eleitoral. A legislação americana determina que ele pode continuar em suas funções enquanto aguarda julgamento.

Comentários