POLÍTICA

Participação de Hallal na CPI é antecipada para o dia 24

Além do percentual de contaminação por cor da pele, veja o que pensa o pesquisador que falará no Senado e relembre algumas de suas colaborações para o Extra Classe ao longo da pandemia
Por César Fraga / Publicado em 22 de junho de 2021
Estado perdeu o controle da epidemia desde outubro, avalia Pedro Hallal, da UFPel

Foto: AssCom/Ufpel

Pedro Hallal: “na impossibilidade de refutar os argumentos da ciência, a estratégia é atacar o pesquisador”

Foto: AssCom/Ufpel

Pedro Hallal,  epidemiologista, pesquisador e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). foi convocado para falar à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado Federal. Conforme a agenda da CPI, sua fala foi inicialmente marcada para a manhã da próxima sexta-feira, 25 e depois antecipada para esta quinta-feira, 24. O motivo que levou ao convite dos senadores ao epidemiologista é o fato dele ser o coordenador da Epicovid-19, um dos maiores estudos sobre a pandemia feito no Brasil.

Em sua conta no twitter, o pesquisador ironizou o fato de sua pesquisa ainda ser considerada novidade. “Dia 02 de julho de 2020, em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, a letalidade da covid-19 estimada no Brasil era de 1,15%. Resultado do #EPICOVID19, o tal estudo sorológico de abrangência nacional, que parece novidade agora”, cravou.

Sobre vacinação: “O Brasil vacinou quase 1,5 milhão de pessoas em 24 horas. Faz meses que digo que essa deve ser a nossa meta: se vacinarmos 1,5 milhão por dia, chegaremos ao final do ano vencendo o coronavírus. Espero que esse número só aumente”, diz.

Se antes de ser convidado à CPI Hallal já era alvo das hordas negacionistas nas redes, depois, passou as ser sistematicamente atacado. “A tentativa de lacração atual é postar foto minha sem máscara. Vale foto de antes da pandemia, vale foto quando estou comendo, vale foto quando estou praticando esportes, vale até montagem”, conta.

Sobre sua participação na CPI e já prevendo que sofrerá represálias: “notem que, nos próximos cinco dias, os ataques serão direcionados a mim, e não aos meus argumentos científicos. Na impossibilidade de refutar os argumentos da ciência, a estratégia é atacar o pesquisador. Só peço que lembrem da Lei da Ação e Reação, de um tal Isaac…”, adverte.

Em sua conta no twitter ele alerta que não dará spolier sobre o que abordará em seus 15 minutos de fala mas destaca os dados de mortalidade por cor da pele em um gráfico.

Percentual de infectados conforme cor da pele nas três fases do EPICOVID19

Fonte: Epicovid-19/Ufpel

Fonte: Epicovid-19/Ufpel

Nota da redação: matéria atualizada em 23/06, às 13 horas.

Leia algumas entrevistas, matérias e artigo em que Pedro Hallal falou ao Extra Classe: 

Pesquisador aponta os erros que resultaram em 100 mil mortes

Sem vacina, estado viverá uma tragédia anunciada

MEC desiste de “prevenir e punir” atos nas universidades federais

O Brasil não é para principiantes

Comentários