POLÍTICA

Colégio Farroupilha recua de decisão que vetava manifestações, mas favorecia candidato

Após reunião com o MPF Farroupilha revê proibição de manifestações políticas que permitia símbolos nacionais como a bandeira, apropriada pela campanha de Bolsonaro
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 28 de outubro de 2022

Foto: Reprodução

Farroupilha proibiu manifestações políticas, mas liberou uso da bandeira nacional, associada à campanha de Bolsonaro, o que gerou denúncias de assédio eleitoral junto ao MPT e o recuo da direção do tradicional colégio de Porto Alegre

Foto: Reprodução

O Colégio Farroupilha de Porto Alegre reviu o seu posicionamento que proibia a seus alunos promover qualquer manifestação de conotação eleitoral para esse segundo turno, mas permitia o uso da bandeira nacional. A decisão foi contestada pela comunidade escolar que viu nessa exceção um favorecimento às campanha dos candidatos do PL à presidência da República e ao governo do estado no segundo turno.

A instituição decidiu recuar da sua posição após uma série de denúncias registradas em primeira mão pelo Extra Classe no último 7 de outubro. A Associação de Mães e Pais pela Democracia (AMPD) contestou a decisão da escola junto a diversos órgãos como o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Eleitoral (MPE) e Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS).

No dia 3, após a votação de primeiro turno, o Colégio emitiu um comunicado com a determinação. Alegava que, diante da “polarização” verificada na sociedade, estava proibindo “bandeiras, vestimentas ou acessórios com símbolos de partidos políticos”. Deixou liberada, no entanto, o uso da bandeira nacional, algo visto como parcial por juristas ouvidos pelo Extra Classe – já que os símbolos nacionais foram apropriados pela campanha bolsonarista.

Segundo o comunicado enviado pela direção da escola aos pais e alunos, “por ser um ícone da nossa nação”, a bandeira não seria proibida, desde que não cobrisse o uniforme escolar e não fosse usada “como elemento mobilizador de manifestações políticas”.

Manifestações sem restrição

Imagem: Reprodução

Imagem: Reprodução

Após reunião com o Ministério Público Federal (MPF), a instituição emitiu novo comunicado na última terça-feira, 25.

Desta vez, no novo informe do Farroupilha, a instituição declara que “a escola é um espaço de formação e de incentivo ao pensamento crítico, de valorização do diálogo, da escuta e da pluralidade de saberes e pontos de vista”. O comunicado mostra um certo desconforto da direção ao registrar a reconsideração. “Apesar das informações improcedentes que circularam pelos mais diversos canais, temos vivenciado a liberdade de expressar as diferentes opiniões sem que essas se sobreponham ao respeito e à boa convivência”, argumenta.

Procurada pela reportagem, a direção do Colégio informou que não iria se manifestar sobre a nova posição e também não concordou em enviar cópia do documento por entender que o assunto é uma “questão interna”.

A presidente da AMPD, Aline Kerber, comemorou. Segundo ela, a “conciliação” do Farroupilha com o MPF foi um resultado que possibilita a liberdade de expressão de todas as partes na escola. Em nota, a entidade destaca “o pluralismo de ideias em um momento tão decisivo da nossa história”.

Segundo Aline, o conhecimento da AMPD é que a circular do Farroupilha foi encaminhada somente aos pais dos alunos. “Não tomamos conhecimento de um documento para funcionários e professores. Para nós, ficou essa pendência”, conclui.

Comentários