SAÚDE

Prefeito de Viamão, Russinho morre de Covid-19

Interino no cargo, Valdir Elias, 66 anos, estava internado há uma semana no Hospital de Viamão e sofreu uma parada cardíaca. O hospital público permanece com lotação total de leitos de UTI
Por Flávio Ilha / Publicado em 22 de julho de 2020
Valdir Jorge Elias, o Russinho, tinha 66 anos e era prefeito interino de Viamão desde fevereiro

Foto: PMV/ Divulgação

Valdir Jorge Elias, o Russinho, tinha 66 anos e era prefeito interino de Viamão desde fevereiro

Foto: PMV/ Divulgação

A prefeitura de Viamão confirmou a morte do prefeito Valdir Jorge Elias (MDB). Russinho, como é conhecido o político, tinha 66 anos e estava internado na UTI do Hospital de Viamão desde o dia 15 de julho e morreu por complicações decorrentes da Covid-19. Ele teve uma parada cardíaca na madrugada desta quarta-feira, 22. Foi a 45ª vítima na cidade pelo novo coronavírus.

Na sexta-feira, 17, o Hospital de Viamão havia divulgado um boletim médico em que afirmava que o quadro de saúde do prefeito era estável e que Russinho não estava usando ventilação mecânica. O secretário de Saúde do município, Glazileu Aragonês, também testou positivo para Covid-19, mas não apresentou sintomas da doença.

No sábado, o Hospital de Viamão encaminhou ofício ao governo do estado solicitando que não fossem encaminhados novos doentes para o local devido ao colapso na capacidade de atendimento. O coordenador da Emergência, Bernardo Abruzzi Dias, informou que não havia mais macas e nem respiradores disponíveis no hospital.

A UTI para Covid-19 na instituição estava com seus leitos ocupados, sendo sete com ventilação mecânica. Além disso, os 15 leitos da UTI geral também estavam ocupadas, com 11 dos pacientes internados usando respirador. O governo do estado anunciou em maio a instalação de um hospital de campanha no município, mas o projeto nunca avançou.

Russinho era prefeito e exercício de Viamão desde fevereiro, após o titular do cargo, André Pacheco, ser afastado por suspeita de envolvimento em uma esquema de fraudes em licitações de R$ 10 milhões. Vereador em três mandados (1988, 2008 e 2012), Casado, Elias deixa seis filhos e quatro netos. Ele presidiu a Câmara de Vereadores em 2010 e foi Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos entre 2013 e 2015. A prefeitura decretou luto oficial por três dias.

Comentários