SAÚDE

Covid-19 causa uma morte a cada seis minutos em São Paulo

Com aumento generalizado de casos e óbitos, estado vai reativar 756 leitos e reabertura de hospital de campanha. País volta a ter média móvel de mil óbitos por dia. Bolsonaro foi a treino do Flamengo no DF
Por Gilson Camargo / Publicado em 22 de janeiro de 2021
Governo paulista anunciou novas restrições e aumento da infraestrutura hospitalar para enfrentar segunda onda da pandemia

Not available

Governo paulista anunciou novas restrições e aumento da infraestrutura hospitalar para enfrentar segunda onda da pandemia

Not available

O estado de São Paulo registra em média uma morte a cada seis minutos por coronavírus. É o que indica a média diária de 218 novos óbitos verificada na terceira semana epidemiológica deste ano.

Em toda a pandemia, já ocorreram 1.679.759 casos e 51.192 vítimas fatais em toda a pandemia em SP. Desse total, somente em janeiro foram confirmados 217.462 casos novos e 4475 mortes. Já em dezembro, entre os dias 1º e 22, foram registrados 157.104 casos e 3300 óbitos.

As taxas de ocupação permanecem em crescimento a cada dia e, por isso, o estado anunciou nesta sexta-feira, 22, a ativação de 756 leitos e a reativação do hospital de campanha de Heliópolis.

Aeronave da Emirates trouxe da índia 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca

Foto: Aurélio Pereira/ MS

Aeronave da Emirates trouxe da índia 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca

Foto: Aurélio Pereira/ MS

O número de pacientes internados é de 13.703, sendo 7.659 em enfermaria e 6.044 em unidades de terapia intensiva, conforme dados das 11h15 desta sexta-feira.

Entre o total de casos diagnosticados de covid-19, 1.422.478 pessoas estão recuperadas, sendo que 172.018 foram internadas e tiveram alta hospitalar. Os 645 municípios de SP têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 616 com um ou mais óbitos.

RESTRIÇÕES – O governo estadual anunciou novas restrições para conter o aumento de casos, internações e mortes em decorrência do coronavírus. A partir de segunda-feira, 25, as regiões de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Presidente Prudente, Sorocaba e Taubaté estarão na fase vermelha do Plano São Paulo, com fechamento de comércios e serviços não essenciais. As demais, incluindo a Grande São Paulo, ficarão na etapa laranja, mas com restrições da vermelha em dias úteis, após as 20h, e integralmente aos finais de semana.

As medidas vão vigorar até o dia 7 de fevereiro. Até lá, nenhuma região poderá avançar às fases amarela e verde, as mais flexíveis em relação ao atendimento presencial. “Antes que milhões de brasileiros possam ser vacinados, todos nós precisamos lidar com a dura realidade que a pandemia nos impõe neste momento”, disse o governador João Doria (PSDB).

RS tem alto risco de contágio para 78,4% da população

O Rio Grande do Sul tem 523.367 casos confirmados de covid-19, sendo 3.119 nas últimas 24 horas. O estado atingiu 10.241 mortes, com mais 45 óbitos notificados desde a quinta-feira, 21. A média de ocupação de leitos oscila em 75,3%.

O mapa preliminar da 38ª semana do Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira reflete a alteração de indicadores monitorados pelo sistema estadual de enfrentamento à pandemia, com leve queda de internações e óbitos por covid-19.

Com isso, a classificação prévia traz quatro regiões com bandeira laranja – no mapa preliminar da semana passada, havia apenas uma e, no mapa definitivo, ficaram duas laranjas após o deferimento de um dos recursos.

Ainda assim, a grande maioria das regiões segue em bandeira vermelha, ou seja, com risco alto para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus no estado. As 17 regiões em vermelho somam 78,4% da população gaúcha, enquanto no mapa anterior eram 86% dos habitantes nas 19 regiões.

País: aumento da média de mortes e contágios

Alheio à pandemia, Bolsonaro ri com atletas do Flamengo em treino no DF

Foto: Reprodução

Alheio à pandemia, Bolsonaro ri com atletas do Flamengo em treino no DF

Foto: Reprodução

O país registrou 1.335 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 214.228 óbitos desde o começo da pandemia.

Nos últimos sete dias, a média móvel de mortes atingiu o patamar de 1.010. A variação foi de mais 16% em comparação à média dos 14 dias anteriores, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela infecção.

A média móvel de contágio dos últimos sete dias foi de 53.386 novos diagnósticos por dia, o que representa uma variação de mais 18% na comparação com as notificações das duas semanas anteriores.

Carregamento de 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca procedente da Índia chegou no final da tarde desta sexta-feira ao aeroporto de Guarulhos com destino à Fundação Oswaldo Cruz. As vacinas devem ser liberadas para distribuição na tarde de sábado.

A carga foi recebida no aeroporto pelos ministros da Saúde Eduardo Pazuello, das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e das Comunicações, Fábio Faria. O presidente Jair Bolsonaro não compareceu, pois estava no CT do Clube Brasiliense, no DF, assistindo a um treino do Flamengo.

Comentários