SAÚDE

Fundação Ecarta promove painéis sobre doação de órgãos, transplante e a vida após o transplante

Programação pretende informar a população gaúcha sobre a realidade da lista de espera, a estrutura pública e as dificuldades que precisam ser superadas para salvar mais vidas
Por Valéria Ochôa / Publicado em 21 de setembro de 2021

O projeto Cultura Doadora, da Fundação Ecarta, preparou uma programação intensa para a Semana da Doação de Órgãos, que ocorrerá de 26 de setembro e 1º de outubro, integrando a campanha Setembro Verde, criada para sensibilizar para a causa. Serão cinco painéis virtuais, com transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Ecarta no Youtube, tratando dos diferentes aspectos entre a doação, o transplante e a vida após o transplante, e um curso de formação de profissionais da saúde para atuar na área.

A abertura da programação será no próximo domingo, 26, das 10h às 14h, quando ativistas, enfermeiros, médicos, artistas e demais parceiros do projeto Cultura Doadora farão uma caminhada no Brique da Redenção, em Porto Alegre, estimulando o público para a doação e a comunicação sobre o assunto em família.

Os painéis (programação em destaque abaixo) reunirão transplantados e pacientes de diferentes idades em lista de espera, integrantes de famílias doadoras e equipes responsáveis pela abordagem de familiares de paciente com diagnóstico de morte encefálica.

Transplante de pulmão de equipe coordenada pelo cirurgião Spencer Camargo, no Hospital Dom Vicente Scherer, da Santa Casa de Porto Alegre

Foto: Igor Sperotto

Transplante de pulmão de equipe coordenada pelo cirurgião Spencer Camargo, no Hospital Dom Vicente Scherer, da Santa Casa de Porto Alegre

Foto: Igor Sperotto

A estrutura pública de transplante da Região Sul

Como funcionam as centrais de transplante e as listas de espera também estão na programação para dar visibilidade à estrutura pública envolvida no processo. Dados de junho informam que 45.664 adultos e 865 crianças aguardam por transplante no país.

No dia 30 de setembro, às 19h, um painel reunirá os coordenadores das Centrais de Transplantes dos três estados da Região Sul do Brasil que tratarão dos desafios do trabalho integrado ininterrupto para salvar vidas. Mesmo na pandemia, Santa Catarina e Paraná mantiveram a captação de órgãos em patamares altos, mantendo a liderança. O Rio Grande do Sul, que já foi líder em doação de órgãos no Brasil, atualmente ocupa o oitavo lugar.

A estrutura do setor passa também pelas Organizações de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO). No dia 29 de setembro, às 19h, um painel com representantes das seis OPOs do Rio Grande do Sul dará um panorama da realidade atual na Região Metropolitana de Porto Alegre e no interior do estado.

A importância da formação de equipes

Em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (OPO1) e o Hospital São Lucas da PUCRS (OPO2), a Fundação Ecarta promoverá nos dias 29 e 30 de setembro a tarde um curso para estimular a formação de Comissões Intra-Hospitalares para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdotts). Como ministrantes: os médicos Valter Duro Garcia, Rafael Rosa, Joel de Andrade, Fernanda Bonow, Luciana Cacavo, Daniela Aguiar e Eduardo Berbigier; e as enfermeiras Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado e Katiane Rocha.

As Comissões são equipes multiprofissionais da área de saúde, com a finalidade de organizar as rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes dentro dos respectivos hospitais. “A primeira intervenção a ser realizada para melhorar o sistema de transplantes é a educação”, defende o coordenador da Central de Transplantes de Santa Catarina, Joel de Andrade.

O curso é voltada para os enfermeiros e as enfermeiras que atuam nos hospitais. Informações e inscrições pelo e-mail contato@fundaceoaecarta.org.br e fone 51. 4009.2971.

O número de transplantes feitos pelo SUS em 2020 foi o menor em oito anos em decorrência da pandemia. A doação de órgãos e de tecidos de um paciente por morte encefálica salva até oito pessoas e dá qualidade à vida de outros pacientes. Mais de 40% dos familiares negam a doação de órgãos, em geral, por desinformação, segundo o médico Valter Garcia, chefe da coordenação interna de captação de órgãos da Santa Casa de Porto Alegre.

“O Brasil é o segundo maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA, mas há muitos desafios para qualificar e ampliar a rede que atua no Sistema Nacional de Transplantes”, observa o idealizador do projeto Cultura Doadora e presidente da Fundação Ecarta, Marcos Fuhr. “Mas pode salvar muito mais vidas se qualificar o sistema e sensibilizar a sociedade para a doação”.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Semana da Doação de Órgãos – 26/09 a 01/10

  • 26/09 – 10h às 14h – Caminhada e distribuição de materiais informativos no Brique da Redenção, em Porto Alegre
  • 27/09 – 19h – Painel Quando um sim salva vidas e ameniza dores, com a participação de Roberta Bortolini e Luciana Feijó, integrantes de famílias doadoras; Marindia Lahm, paciente em lista de espera por pulmão; e a psicóloga Carla Giuliani, da Cihdott do Hospital Montenegro 100% SUS, de Montenegro.
  • 28/09 – 16h – Painel O papel da enfermagem no processo da doação e transplantes de órgãos, com as enfermeiras Simone Lysakowski, da OPO1, e Mayara Bitencourt, da UTI do Hospital Montenegro 100% SUS, de Montenegro.
  • 29 e 30/9 – 13h às 18h – Curso de formação das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e tecidos para Transplantes (Cihdotts), ministrado pelos médicos Valter Duro Garcia, Rafael Rosa, Joel de Andrade, Fernanda Bonow, Luciana Cacavo, Daniela Aguiar e Eduardo Berbigier; e as enfermeiras Simone Lysakowski, Kelen Mayer Machado e Katiane Rocha.
  • 29/09 – 19h – Painel Como se dá a captação de órgãos para transplantes no RS, com a participação da médica Fernanda Bonow, da OPO1 – da Santa Casa de Porto Alegre; da médica Luciana Miguel, da OPO 2, do Hospital São Lucas da PUCRS, de Porto Alegre; do médico Thiago Passanin, da OPO 3, do Hospital Pompéia, de Caxias do Sul; do médico Cassiano Crusius, da OPO 4, do Hospital São Vicente de Paula, de Passo Fundo; da médica Fernanda Almeida, da OPO 5, da Santa Casa de Rio Grande; e do médico Nelson Franco Barbosa Neto, da OPO 6, do Hospital Bruno Born, de Lajeado.
  • 30/09 – 19h – Painel As Centrais de Transplantes da Região Sul do Brasil, suas estratégias e resultados, com a participação dos respectivos coordenadores Luana Alves Tannous (PR), Joel de Andrade (SC) e Rafael Rosa (RS).
  • 01/10 – 19h – Painel A vida após o transplante de coração, fígado e pulmão em adultos e crianças, com a participação de Monique Perosa, transplantada de coração; Claudia Picolotto, transplantada de fígado intervivos; e Luana Severo, mãe do Pedro, transplantado de pulmão.

A programação tem o apoio do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RS) e do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS).

Comentários