CULTURA

Alcy Cheuiche lança nova edição A guerra dos Farrapos

Romance histórico de 1985 retrata personagens e episódios dos dez anos da saga farroupilha
Da Redação / Publicado em 7 de julho de 2022

Foto: Luis Ventura/ Divulgação

Foto: Luis Ventura/ Divulgação

Farrapos: “São tão densos esses personagens que tratei de ser fiel aos episódios, sem nada incluir que não fosse histórico”, destaca CheuicheO escritor gaúcho Alcy Cheuiche lança no dia 12, às 17h, no Memorial do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, a 12ª edição do seu romance histórico A Guerra dos Farrapos (BesouroBox, 192 p.). A obra lançada originalmente em 1985 retrata com rigor histórico personagens como Bento Gonçalves e Giuseppe e Anita Garibaldi e acontecimentos da saga dos farroupilhas (1835-1845). A primeira edição rendeu ao autor o prêmio literário Ilha de Laytano.

Cheuiche relata que manteve o rigor histórico da narrativa, sem recorrer a personagens de ficção.

Cheuiche e os farrapos

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

“Optei, neste romance, em não criar personagens de ficção, uma vez que o fio condutor da narrativa não precisava alongar-se mais do que o período chamado de Decênio Heroico. E são tão densos esses personagens, homens e mulheres, são tantas as informações sobre eles em prosa e verso, que tratei apenas de ser fiel aos episódios que conto, sem nada incluir que não fosse histórico”, destaca.

Professor de oficinas de criação literária, Cheuiche foi patrono da Feira do Livro de Porto Alegre em 2006. É autor de clássicos da literatura gaúcha como Sepé Tiaraju, Ana Sem Terra, O Mestiço de São Borja, João Cândido – O Almirante Negro, Nos Céus de Paris, O Farol da Solidão, Lord Baccarat, O Velho Marinheiro.

Comentários