EDUCAÇÃO

Urcamp: Comissão Eleitoral homologa vitória da Chapa 1

O novo reitor eleito é Antônio Evanhoé Ferreira de Souza Sobrinho e o vice-reitor eleito é Guilherme Cassão Marques Bragança. Ambos tomarão posse em solenidade que será realizada no dia 12 de dezembro
Por César Fraga / Publicado em 5 de setembro de 2022
Urcamp Comissão Eleitoral homologa vitória da Chapa 1

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)

Estudantes fizeram abaixo-assinado com mais de 1.700 assinaturas pedindo à Comissão Eleitoral que respeitasse o resultado do pleito e homologasse a vitória da Chapa 1

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)

No começo da noite desta segunda-feira, 5 de setembro, após um suspense que durou todo o final de semana, finalmente a Comissão Eleitoral do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) anunciou oficialmente a chapa vencedora do pleito para a Reitoria. Diferente de anos anteriores, o pleito deste ano foi disputado e repleto de polêmicas (veja links no final desta matéria).

A vencedora foi a Chapa 1 – Renovação por uma Urcamp para Todos por uma margem mínima de vantagem.  A apuração foi concluída na sexta-feira, 2, porém, foi criado um impasse e chamado um perito para validar o resultado.

O novo reitor é Antônio Evanhoé Ferreira de Souza Sobrinho e o vice-reitor é Guilherme Cassão Marques Bragança. Ambos tomarão posse em solenidade que será realizada no dia 12 de dezembro.

Já na sexta-feira se sabia, pela contagem, que a Chapa 1 teria vencido o pleito com pequena diferença de votos. Porém, ainda assim foi convocada uma perícia para validar o resultado.

Saiu derrotada a Chapa 2, encabeçada por Lia Maria Herzer Quintana e Derli João Siqueira, respectivamente candidatos a reitora e vice-reitor. Lia buscava a reeleição para seu quarto mandato.

O pleito ocorreu no dia 1º de setembro simultaneamente nos cinco campi da instituição (Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, São Gabriel e Santana do Livramento), das 8h às 22h, com a participação de professores, funcionários e alunos.

Estavam habilitados a votar em torno de 200 professores, 200 funcionários e 2.800 estudantes, totalizando cerca de 3.200 eleitores.

MANIFESTAÇÃO  Durante o final de semana em postagem nas suas redes sociais o reitor eleito comemorou: “obrigado aos mais de mil votos de confiança para a Chapa 1 nas eleições para a Reitoria, que ocorreu ontem (2/9) com uma diferença muito pequena, mas vencemos!”

Petição pública dos estudantes

Os estudantes fizeram uma petição pública, também nesta segunda, 5, com o apelo a Comissão Eleitoral para que acate o resultado das urnas e homologue a vitória da Chapa 1. Até o final da tarde, já haviam colhido 1.700 assinaturas, o que representa mais da metade dos alunos de todos os campi.

Leia o enunciado da petição:

“Nós, alunos, professores, funcionários e comunidade abrangida pelo Centro universitário da Região da Campanha – URCAMP, recorremos à essa Comissão Eleitoral para que, na forma dos preceitos legais e regras previstas no Estatuto e regulamentos da instituição, reconheçam a VITÓRIA INCONTESTÁVEL da CHAPA 1 – RENOVAÇÃO, composta pelos professores Antônio Evanhoé Sobrinho e Guilherme Cassão Marques Bragança para a reitoria da URCAMP, na Eleição convocada pelo Edital nº 01/2022.

Após a eleição, com ampla participação da comunidade acadêmica, em apuração ao vivo realizada no dia 02/09/2022, ficou evidenciado, sem sombra de dúvidas, a partir dos resultados divulgados publicamente, que a CHAPA 1 – RENOVAÇÃO venceu o pleito eleitoral, nos termos estatutários, não havendo margem para questionamentos, razão pela qual pugnamos a essa Comissão Eleitoral que, pautada nos princípios legais e democráticos que sempre balizaram suas ações durante todo o processo eleitoral, PROCLAMEM a vitória da CHAPA 1, nos termos previstos no art. 53 do Estatuto da entidade.

A DEMOCRACIA é um bem inalienável e a vontade manifestada pelos eleitores precisa ser respeitada!”

Quem são o novo reitor da Urcamp e o seu vice

Urcamp - Comissão Eleitoral homologa vitória da Chapa 1

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)

Antônio Evanhoé e Guilherme Cassão, enquanto aguardavam o resultado oficial

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)

Antônio Evanhoé tem 43 anos e concorreu pela primeira vez à reitoria. Atualmente, é coordenador do curso de Educação Física, graduação na qual está inserido no corpo docente desde 2010. Por formação, é graduado como professor de Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (2002), Mestre em Desporto para Crianças e Jovens pela Universidade de Portugal (2008) e Doutor em Educação Física pela UFPel (2019).

Guilherme Cassão tem 32 anos e é coordenador dos Cursos de Farmácia e Biomedicina. É Bacharel em Farmácia (Currículo Generalista) pela Urcamp (2013), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2016) e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2020), ambos pela UFPel. Entre 2019 e 2020 foi editor da Revista Científica da Saúde Professor, onde faz parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos Cursos de Farmácia e Biomedicina. É membro do grupo técnico de Trabalho de Educação Farmacêutica do Conselho Regional de Farmàcia do Rio Grande do Sul.

Leia também:

Urcamp aguarda desempate na eleição para a reitoria

Eleições na Urcamp: oposição questiona o voto eletrônico

Polêmicas marcam as eleições para a Reitoria da Urcamp

Comentários