EDUCAÇÃO

Militar assume secretaria executiva do MEC

Ricardo Machado Vieira foi nomeado hoje, 29, secretário-executivo do Ministério da Educação, considerado o cargo de ‘número 2’ em importância
Por Redação* / Publicado em 29 de março de 2019

Foto: Reprodução/Youtube

Foto: Reprodução/Youtube


O militar Ricardo Machado Vieira foi nomeado hoje, 29, secretário-executivo Ministério da Educação, considerado o cargo de ‘número 2’ em importância. Vieira trabalhava como assessor especial da presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) desde fevereiro. A nomeação foi publicada foi publicado na Seção 2 do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta no sexta-feira.

Esta é a quarta escolha para o cargo de secretário-executivo do governo Bolsonaro. O secretário-executivo Luiz Antonio Tozi foi exonerado no último dia 12 de março. A indicação inicial de Rubens Barreto da Silva para a sua substituição não foi aceita; e Iolene Lima, anunciada no dia 14 de março pelo ministro Ricardo Vélez não foi chancelada pela Casa Civil.

Compete à secretaria-executiva do MEC assistir ao ministro na supervisão e coordenação das atividades das secretarias integrantes da estrutura do ministério e das entidades a ele vinculadas; auxiliar o ministro na definição de diretrizes e na implementação das ações em educação; supervisionar e coordenar as atividades relacionadas aos sistemas federais de planejamento e orçamento, organização e modernização administrativa, recursos da informação e informática, recursos humanos e de serviços gerais.

Na reserva desde dezembro de 2014, o militar já ocupou o cargo de chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, segunda posição mais importante da Força Aérea Brasileira, e foi chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA).

Comentários