SAÚDE

São Paulo registra mais duas mortes por coronavírus

Após o primeiro óbito do país em decorrência da pandemia, estado tem mais duas vítimas fatais e vai investigar rede que omitiu informações da autoridade de saúde
Da Redação / Publicado em 18 de março de 2020

Foto: Governo do Estado de São Paulo/ Divulgação

Foto: Governo do Estado de São Paulo/ Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou na tarde desta quarta-feira, 18, a segunda e a terceira mortes em decorrência do contágio pelo novo coronavírus (Sars-Cov2). O primeiro óbito foi registrado na terça-feira, 17 – um homem de 62 anos que era hipertenso e diabético.

Segundo o coordenador do Centro de Contingência contra o coronavírus no estado, David Uip, os dois casos mais recentes são pacientes que estavam internados desde 15 de março na UTI do Hospital Sancta Maggiore, que pertence à operadora de saúde para idosos Prevent Senior.

Um deles tinha 65 anos e histórico de doenças associadas que agravaram o quadro clínico e o outro tinha 80 anos, sem registro de doenças crônicas. A rede de saúde informou que outros 19 pacientes estavam infectados pelo vírus até agora, 12 dos quais internados em UTI.

Outros 36 atendidos pela empresa aguardam exames para confirmação da infecção por coronavírus. Desses, 14 estão em UTI e 22 em quartos hospitalares. O plano de saúde informa em um comunicado três óbitos aguardam resultado de exame e dois foram negativos para covid-19.

A prefeitura de São Paulo informou que vai abrir uma investigação rígida contra a Prevent por omissão de informação sobre morte de paciente à autoridade de saúde. “Eles tinham obrigação, como todos os hospitais, de notificar toda e qualquer confirmação de casos de coronavírus. E só procuraram o governo de São Paulo depois da morte”, apontou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

Comentários