EDUCAÇÃO

Chapa 2 pede reversão do resultado da eleição na Urcamp

Em recurso em análise no Conselho Diretor da Fundação Áttila Taborda (FAT) a chapa derrotada questiona a validade e o resultado do pleito para a Reitoria da Urcamp
Por César Fraga / Publicado em 12 de setembro de 2022
Chapa 2 pede reversão do resultado da eleição na Urcamp

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)/Divvulgação

No dia 5, a comunidade acadêmica da Urcamp lotou o Salão de Atos, aguardando o resultado do pleito

Foto: Sinpro-RS (Regional Bagé)/Divvulgação

Terminada a mais disputada e polêmica eleição para a reitoria da Urcamp desde os tempos de Morvan Ferrugem (ex-reitor da Univesidade), a novela ainda não acabou. Depois dos vários dias de impasse para que a comissão eleitoral anunciasse a chapa vencedora, surge agora uma nova questão.

A Chapa 2, integrada pela reitora Lia Quintana e pelo candidato a vice, Derli Siqueira entrou com um recurso junto ao Conselho Diretor da Fundação Áttila Taborda para invalidar o processo eleitoral. A Chapa 2 saiu derrotada do pleito por uma margem mínima de votos.

Segundo os requerentes, o recurso foi apresentado ao Conselho Diretor da FAT, devido a Comissão Eleitoral já estar extinta. O Conselho da FAT é formado por professores, funcionários, alunos e representantes da comunidade regional. A presidente da FAT é a reitora Lia Quintana, também reitora e requerente no recurso.

No último dia 5, a Comissão eleitoral homologou a Chapa 1, como vencedora, sendo reitor eleito o profssor Antônio Evanhoé Ferreira de Souza Sobrinho e o vice-reitor, Guilherme Cassão Marques Bragança.

Definição sobre recurso da Chapa 2 pode sair nesta segunda

O Conselho se reúne na tarde nesta segunda-feira, 12, com este tema na pauta. Até o fechamento desta matéria inda não havia resultado.

O pedido também pede a suspensão dos efeitos do resultado da eleição enquanto o mérito é julgado. O recurso invoca o Estatuto da FAT/Urcamp, questiona a validade da contagem, apresenta tabelas e cálculos pelos quais sairia vencedora do pleito e solicita à FAT que faça um exame detalhado da contabilização dos votos e, por fim, conclame a Chapa 2 como vencedora do processo eleitoral.

O documento foi assinado pelos candidatos no dia 8 de setembro.

Leia a íntegra do recurso.

Leia também:

Urcamp aguarda desempate na eleição para a reitoria

Eleições na Urcamp: oposição questiona o voto eletrônico

Polêmicas marcam as eleições para a Reitoria da Urcamp

Urcamp: Comissão Eleitoral homologa vitória da Chapa 1

Comentários